Os 10 acontecimentos mais marcantes do mundo do Vinil em 2015 na ótica do Portal UV

Essa mania de fazer listas sobre os melhores ou piores acontecimentos do ano que passa, sempre pode trazer discordância. Sabendo disso, o Portal UV arrisca e coloca seu rol dos 10 fatos mais marcantes do ano de 2015 do universo do Vinil, mas ele não é para criar unanimidade e sim para ser um ponto de discussão e análise sobre algumas ocorrências marcantes do mundo do disquinho de plástico em 2015.

os-10-mais

Eis nossa lista:

1 – a indústria de Vinil brasileira (leia-se Polysom) foi além da crise e continuou com a política de relançamentos de discos memoráveis, bem como, lançamentos de novos nomes do cenário musical brasileiro. Mostra disso foram as caixas de Chico Buarque (com 4 discos) e Mutantes (com 07 discos) como exemplos de que há fôlego para relançamentos com preços que ultrapassam algumas centenas de Reais.

2 – A cotação de discos usados chegando cada vez mais à estratosfera. Por exemplo, os discos do Camisa de Vênus (por estarem fora de catálogo) podem chegar, dependendo do grau de conservação, a R$1000,00!!!

3 – O fortalecimento das vendas de garagem e feiras de vendas de discos de vinil pelo Brasil à fora, mostrando a força deste mercado.

4 – Nessa mesma linha, o aumento das vendas de discos de Vinil em lojas fazendo a alegria dos empresários do ramo

5 – Nos EUA, a poderosa RIAA (Recording Industry Association of America) anuncia que pela primeira vez na história recente as vendas de Vinil foram as que mais deram lucros à indústria fonográfica.

6 – Enquanto isso na Alemanha, a Associação da Indústria Musical Alemã (BVMI, na sigla em alemão) destaca que o disco de Vinil foi um dos presentes favoritos do Natal germânico!

7 – O anúncio do site de e-commerce “Mercado Livre” de que o setor de vendas de discos de Vinil é o responsável pelas maiores vendagens de toda a área referente a música.

8 – A comemoração de 9 anos do programa “Som de Vinil” de Charles Gavin na TV paga brasileira que é um dos mais importantes programas que enfocam discos raros e importantes do cenário nacional.

9 – Um fato negativo foi o aumento do dólar que inviabilizou vários projetos de artistas novos e independentes para a confecção de seus Vinis no exterior, dificultando a negociação para melhores preços e prazos.

10 – Por fim, com muita humildade para nós do UV, um fato marcante foi em 3 meses de vida nossa Fanpage no Facebook já ser uma das cinco maiores em língua portuguesa com a temática “disco de vinil”.

E aí? O que achou da nossa lista?

Aproveitamos para desejar um 2016 maravilhoso para todos!!! E que o Vinil continue com essa força total!!!!

__________

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Toda semana um novo post realizado por nós, a equipe do UV. Somos, antes de mais nada, colecionadores de Vinil e amantes da música!

Curta o Universo do Vinil no Facebook!

Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!