Som vintage e manuais: um problema! Mas… sugerimos soluções!

Recentemente fui indagado por um amigo sobre onde poderia conseguir manual para seu toca-discos CCE DD 8080 que, provavelmente, tem mais de 30 anos!

Olha!? Tarefa difícil!

aaaaaaa

_______________

Quer saber mais sobre som vintage? Leia: Aparelhos de som vintage para tocar Vinil, vale a pena?

_______________

Um dos maiores problemas dos aparelhos vintage é justamente a falta de manuais e, como consequência disso, o seu proprietário fica sem saber as especificações técnicas e modos de uso. Assim, quais cápsulas e agulhas são adequadas, quantos ohms precisa ter a caixa de som, qual a potencia e etc são perguntas frequentes e caso alguma delas fique sem resposta, danificar o aparelho não é uma hipótese inexistente e se danificar onde obter os esquemas eletrônicos e de montagem???

Iiiiiiiih! É muito séria essa coisa!

Nesse conjunto de equipamentos se encontram os toca-discos, receivers, amplificadores, caixas de som (sim, você precisa saber suas especificações), equalizadores e toda a gama de tecnologias do passado que hoje se encontram em pleno funcionamento nesta nova Era do Vinil e, quem sabe, da fita K7.

Mediante esta necessidade apontada, o UV traz sugestões que poderão ser uma mão na roda para quem precisa de respostas técnicas sobre seus aparelhos.

A primeira é o Hifiengine que comporta o Vinylengine.

São, provavelmente, os melhores sites repositórios de manuais e de esquemas elétricos do mundo. Se você não achar neles o que procura, reze para que possa encontrar em outro lugar!

No Hifiengine, muito provavelmente, você encontrará manuais e esquemas em línguas diferentes do português, mas, na necessidade urgente do manual isso não pode ser um problema e é pedido que se faça um pequeno registro para fazer os downloads.

Em segundo, o site brasileiro Audiorama.

Este site tem um “museu virtual” com fotos e especificações técnicas de vários aparelhos vintage, além de ser um site de comércio onde são vendidos aparelhos novos e usados, fazem projetos de salas de som e etc.

Para o tema deste post do UV o que nós vamos focar é no “museu virtual”, na seção de manuais, nos tutoriais sobre regular o braço do toca-discos e como instalar cápsulas.

O museu tem as mais importantes marcas que já foram comercializadas no país. É muito interessante e vale uma visita só por curiosidade.

Quanto aos manuais, eles são vendidos, porém, o que é gastar R$30,00 (preço médio) mediante o problema? Vale muito a pena!

Sobre os tutoriais, são importantes e é bom fazer uma leitura.

O Audiorama também te dá a dica de sites que você poderá encontrar esquemas eletrônicos.

Em terceiro, o Manuals Lib. É um repositório, mas, muito provavelmente você não encontrará marcas como Gradiente, CCE e outras brasileiras, porém, sempre é bom dar uma olhada lá!

Em quarto, não é um site, e sim dois fóruns de discussão, que são repletos de informações e você pode interagir em um deles.

HT Fórum – fórum brasileiro com seções específicas para som analógico.

Fórum Hifi – fórum português, que foi descontinuado em 2014, mas ainda se pode pesquisar as informações (e não são poucas!)

Como quarta sugestão, os sites:

Casa dos Toca-discos Catodi. Além de ser uma das mais tradicionais lojas na Internet para toca-discos tem uma seção com tabela sobre agulhas e cápsulas para cada tipo de toca-discos.

Eletrônica Jannisar com uma seção de fotos de aparelhos vintage com uma espécie de notas sobre a qualidade do aparelho e algumas especificações técnicas.

Há mais inúmeros sites por aí. Essas foram algumas sugestões para, pelo menos, ajudar nesta empreitada difícil que é conseguir os manuais e esquemas eletrônicos e elétricos dos seus aparelhos. Esperamos que seja útil!

__________

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Toda semana um novo post realizado por nós, a equipe do UV, no menu “Conversa de Vinil

Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!

Website Malware Scan