Poliflor, Nugget, plásticos: coisas de vinil também!

Muitos leitores e leitoras nos enviam mensagens pelo Messenger, comentários nas postagens no Facebook ou entram em contato via nosso Portal perguntando inúmeras questões que envolvem os vinis, desde onde comprar plástico para as capas e discos até acessórios e marcas de toca-discos.

(Se quiserem saber mais sobre os assuntos, basta clicarem nos links desta Conversa de Vinil!)

Pois é, gente! O universo que envolve o vinil é amplo e cheio de detalhes. Acho até que isso é o gostoso do colecionador: indo além da mera compra de um disco, somando outras situações que fazem parar para pensar e analisar.

O vinil não basta por si só como um MP3 ou, até mesmo, um CD. Estas duas últimas mídias precisam basicamente de armazenamento (adequado) e um bom player. Ao contrário, o vinil tem uma lógica de vida toda própria, cuidados e escolhas minuciosas para não estragar a festa.

Mediante isso, já escrevemos na Conversa de Vinil de 20/03 deste ano 10 dicas para os iniciantes neste mundo ou os que esqueceram as peculiaridades que envolvem os disquinhos de plástico preto (ou coloridos, né?), como também já demos dicas de compra de agulhas, toca-discos, manuais para seus aparelhos e, óbvio, onde comprar discos.

Além destas citadas dicas temos uma seção inteira aqui no Portal do UV que chamamos de Tudo sobre Vinil. Basta darem uma olhadela nesta seção que irão achar muitas peculiaridades e, talvez, algumas respostas sobre os questionamentos.

Porém, algumas questões carecem de respostas, por exemplo, onde comprar plásticos?

Sobre este ponto, optamos em comprar no Mercado Livre, ainda mais depois que inventaram o Mercado Pago que nós dá algumas garantias, sem contar que existe um preço de frete aparentemente mais barato usando o ML frente a outros locais de compra.

O frete sempre deve ser pensando na hora de adquirir qualquer coisa, pois pode fazer com que o produto adquirido se torne bem mais caro.

Mas, voltando aos plásticos, damos preferência para as capas aqueles de 0.15 a 0.20 de espessura, menos que 0.15 não fica legal e mais que 0.20 é exagero. Para internos (os que envolvem os discos) 0.04 ou 0.05.

Mas, lembrem-se: os plásticos, principalmente os internos, de tempos em tempos devem ser trocados, pois alguns, simplesmente, se desfazem!

Como sempre anunciamos e damos notas sobre os fornecedores do UV (observação importante: o UV não ganha nada anunciando estas lojas ou pessoas, apenas acreditamos estar prestando um serviço aos leitores mostrando nossa experiência, mas, também, não garantimos nada!!), então, aqui vão dois vendedores de plásticos no ML que foram muito bacanas conosco: Cilo Vinil e ABC Discos, ambos de Santo André/SP. Vale dar uma olhada nos produtos deles!

Outra dica bacana que ainda não demos aqui é sobre limpeza das capas. Particularmente quem escreve este artigo usa um produto inusitado para a limpeza (e limpa muito bem, porém, as capas ficam muito lisas, podendo escorregar dos plásticos, portanto, merece um cuidado no manuseio) que é o Poliflor Multi Superfície.

50258_1

Modo de uso: Um pano seco, de preferência de algodão, 2 ou 3 gotas do produto e passe na capa. Isso limpa horrores, vocês notarão! E ainda deixa brilhando!

Para as capas escuras que aparecem “quebrados” no papelão que se tornam brancos, Nugget líquida preta. Aquela que vem uma esponjinha na tampa. Passe sobre os brancos e num toque de mágica volta o preto e a capa fica um espetáculo!!!!

2615_1

Sobre a limpeza em geral e armazenamento do disco, já dissemos aqui, clicando você descobre que é bem simples.

Pois é, essa é uma Conversa de Vinil para a praticidade da vida daquele que adora seus discos e quer deixa-los nos trinques! Vez ou outra daremos mais dicas e, assim, nossos discões vão dizendo para nós “muito obrigado” por nós os deixarmos lindos, limpos e prontos para o uso!

Agora, é só por um no toca-discos e deixar o som arder!!!!

__________

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Toda semana um novo post!

Quer interagir? Clique AQUI!