A Década da música romântica: anos 80!

Sim, hoje é 12 de junho! O dia dos namorados, dos amores… O dia do romantismo!

O amor está no ar no Universo do Vinil!!!!!

E existiria uma década na Era do Vinil que o romantismo estaria mais presente?

Segundo Eduardo Vicente na sua tese de doutorado “Música e disco no Brasil:
 A trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90”, o romantismo será uma das grandes marcas do cenário da música brasileira dos anos 1980.

Nesta década, nas paradas de sucesso estarão nomes como Amelinha; Joana; Simone; Rosemary; Wanderléia; Baby Consuelo; Maria Bethânia; Sandra de Sá; Ângela Rô Rô; Kátia; Rosana e Gal Costa, todas emplacando músicas românticas.

bethania
Talismã – 1980

Além delas, no lado masculino, teremos Roberto Carlos; Fábio Jr; Sidney Magal, Gilliard; Márcio Greick; José Augusto e Wando entre tantos. E Artistas internacionais, eminentemente românticos, como Julio Iglesias e outros se fortaleciam no Brasil.

Segundo Eduardo, estes artistas eram “ligados às gravadoras internacionais e à Rede Globo e passarão a ocupar espaços antes fechados a esse tipo de produção: aparições em programas de TV fora do espaço restrito e bastante demarcado oferecido pela Discoteca do Chacrinha, trilhas de novelas, veiculação nas emissoras de FM, etc – áreas que, nos anos anteriores, haviam sido predominantemente dominadas pelos cantores românticos pseudo-internacionais. Diante desse quadro, Max Pierre, produtor musical da gravadora Som Livre dirá que a orientação das gravadoras seria em investir na música popular romântica”.

roberto
Roberto Carlos – 1988

Quem não se lembra das performances de Wando e de Sidney Magal? Wando, numa certa entrevista, chegou a dizer que recebia em seus shows várias calcinhas de mulheres como presentes… Roberto Carlos, até hoje, oferece flores para a plateia…

Fora do circuito da “classe média” (rádios FM e certos programas de TV) a “música popular romântica” estava muito presente e seus ícones eram verdadeiros campeões de vendas de discos. Exemplos como Ovelha, Wanderley Cardoso, Wagner Montes e outros cantavam musicas onde se falava do romantismo, dos amores “perdidos e achados”.

E não podemos esquecer também dos sertanejos. Quem não se recorda de “Fio de Cabelo” e “Rancho Fundo” (de Ary Barroso) nas vozes de Chitãozinho e Xororo? Rancho Fundo foi um verdadeiro marco, pois foi a primeira música cantada por uma dupla sertaneja a entrar numa trilha sonora de uma novela global: Tieta!

chitaoexororo
Os Meninos do Brasil – 1989

É, minha gente! Nos anos 80 tivemos o rock brazuca muito forte, mas o romantismo estava no ar e não podemos esquecer que no rock também se amava… e muito! Como exemplo disso, Rita Lee emplacava “Desculpe o Auê”, “Lança Perfume”; “Baila Comigo”; “Cor de Rosa choque” e etc. Ah! Muitos namorados se embalaram nestes sons da Rainha do Rock!

rita
Baila Comigo -1983

Vários artistas podem não constar nesta matéria e cantavam o romantismo e tudo que envolve o amor neste período. De fato, foi uma época forte da música romântica e rica de artistas! Nos anos 80, a música do amor estava no auge!!!!

Feliz Dia dos Namorados!!

__________

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Toda semana um novo post!!

Quer interagir? Clique AQUI!

Website Malware Scan