10 dicas rápidas para você conservar seus discos:

Disco de vinil, parafraseando Milton Nascimento, é amigo para se guardar do lado esquerdo do peito!

Então, se bem conservado, pode durar mais de 10 décadas e até seus bisnetos poderão herdá-los. Já pensou?

Há alguns especialistas que afirmam durar mais que CD, pois não existe química alguma na sua construção. Mas, é preciso tomar alguns cuidados.

Assim, o UV vem comentando sempre sobre conservação e limpeza de discos e é bom trazer à tona este assunto com frequência,

Veja agora 10 dicas rápidas que se leva-las à sério terá seus discos por muitos e muitos anos.

Vamos lá?

limpeza

  • Nunca deixe seus discos perto de locais quentes, muito menos em situações que o sol bata, mesmo que indiretamente. Lembre-se: ele é feito de plástico e a capa é de papelão! Fogo perto? Nem pensar!
  • Água e humidade são inimigos dos discos. Além de estragarem as capas, podem deixar mofo dentro delas e isso sujar em demasia seu vinil e prejudicar o som e a agulha.
  • Lave sempre seus vinis com uma solução de água com um pouco de detergente neutro (mesmos os novos precisam ser lavados) e uma esponja que não risque, passando-a levemente (eu disse LEVEMENTE E ESPONJA QUE NÃO RISCA) sobre o disco. Enxague bem e evite molhar o rótulo. Passe um pano DE LEVE para tirar o excesso de água e deixe secar na sombra. Jamais coloque um disco molhado para tocar!!!!
  • As capas também precisam ser limpas de tempos em tempo. Passe um pano seco sobre elas e se quiser dar um brilho, use o Poliflor (mas muito pouquinho, bastam algumas gotas). Passe o pano por dentro também!
  • NUNCA empilhe seus discos! Os discos devem ser guardados em pé!
  • O plástico de proteção fino deve ser usado como um envelope no disco e um mais grosso para a capa. De preferência para as capas, os plásticos de 0.15 a 0.20 de espessura e para os internos (os que envolvem os discos) 0.04 ou 0.05.
  • Fita adesiva (durex e seja qual for) é INIMIGA MORTAL das capas. Quando uma capa descolar, jamais use-a! No início parecerá que o trabalho ficou bacana, mas um ano, dois anos depois, a fita ficará amarelada, dura e manchando, estragando completamente sua capa!
  • Para colar capas, simplesmente, use cola branca! Se for necessário uma restauração maior, pois não foi descolada e sim rasgada, faça uma tira de papel, passe a cola na tira e coloque-a por dentro da capa para se tornar invisível.
  • É normal, com o tempo a capa amarelar e isso não tem muito conserto, porém, com o uso de plásticos de proteção e guardadas devidamente, mantém o aspecto de novo por mais tempo.
  • Por fim, evite colocar os dedos sobre as trilhas dos discos, pego-os sempre pela borda.

Se você seguir estas dicas, com certeza, terá seus vinis bem bonitos e inteiros por muito mais tempo!

__________

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Toda semana um novo post!

Quer interagir? Clique AQUI!

Website Malware Scan