A força do vinil no exterior: CES 2017 mostra bem isso

A CES (Consumer Technolgy Association) é a maior feira de tecnologia do mundo. Nela reúnem os maiores fabricantes de eletrônicos e já está completando 50 anos. Ocorreu em Las Vegas entre os dias 05 e 08 de janeiro.

Quando falamos em CES muita gente não se dá conta que é a partir dela que vemos as tendências para os próximos anos e aquilo que iremos usufruir no decorrer dos próximos 365 dias. Em matéria de eletrônicos, a CES é quem dá as cartas na nossa vida, nos adiantando o que vem pela frente e o que teremos para uso, bem como, o que vai sair do mercado.

Não faz muito tempo atrás os toca-discos e eletrônicos para a vida analógica estavam praticamente extintos da feira, porém, desde 2005/2006 que eles vêm entrando com força.

Durante a semana de 11 a 15 de janeiro o UV apresentou algumas postagens no seu Facebook sobre as novidades que vão nos cercar a partir de agora e neste post apresentamos muito mais, fazendo uma compilação resumida de tudo que vimos em blogs e sites de notícias sobre o vinil na CES 2017 e que falavam de marcas mais conhecidas por nós.

Mas, antes de mostrarmos as novidades, vale uma ressalva: infelizmente, o mercado brasileiro está longe do internacional. Muito do que o morador no estrangeiro se beneficia em matéria de novidades, preços e tecnologias não chega até aqui. O Brasil não está em sintonia com boa parte do mundo (principalmente, EUA, Europa, Japão, Austrália e alguns outros territórios) quando falamos em vinil – e de pensar que já fomos o maior mercado global desta mídia musical e está até hoje impregnado desta cultura. Há algo de muito errado no mercado brasileiro!

Então, vamos lá:

MMF – 1.3

Modelo da Music Hall  – preço $ 299 dólares, com três velocidades, controle eletrônico da velocidade e  pré-amplificador phono comutável.

Mark Levinson

Mais conhecida  como marca de áudio para automóveis, porém é uma eletrônica de luxo para audiófilos exigentes e endinheirados. Sem preço anunciado, mas, com certeza, não é barato.

Transrotor

A Transrotor é uma empresa alemã com uma grande variedade de toca-discos. Também não foi apresentado o preço.

ATE-X

Pré-amplificador da Air-Tight (empresa japonesa) com equalização especial para cada modelo analógico, como o RIAA, por exemplo. Também sem preço definido.

Concept

Mais um excelente toca-discos da Clearaudio. Uma das marcas mais fantásticas de toca-discos do momento. Sem preço

Mobile Fidelity

Ano passado este modelo era apenas um protótipo e está quase pronto para ser lançado no mercado. Contém controle de vibrações. A empresa também estará lançando um pré-amplificador phono.

DS002

A DS Audio uma empresa japonesa que apresenta a cápsula DS002.

Pionner

SE-MS7BT-T

Bluetooth; promete 12 horas de bateria; recarregável e HI-RES – Preço: 130 dólares

SE-MS5T-S

Com microfone embutido, aúdio HI-RES, 70 dólares

Technics

A Panasonic apresentou seu novo modelo da Technicas, porém, este não é indicado para DJS. Trata-se do SL-1200GR que custará 2 mil dólares.

Audio-Technica

ATH-AR3BT

Promete alto desempenho com um som rico e detalhado com design compacto.

ATH-DSR9BT e ATH-DSR7BT

Diz a empresa: “O ATH-DSR9BT e o ATH-DSR7BT são os primeiros fones de ouvido sem fio a empregar o novo sistema Pure Digital Drive da A-T. Esta nova tecnologia mantém o sinal de áudio completamente digital da fonte de áudio para os drivers dos fones de ouvido, sem a necessidade de estágios de conversão D / A que normalmente degradam a qualidade do som. Tradicionalmente, o sinal digital passa por uma série de etapas que processam e transformam o sinal sem fio. Isto apresenta várias oportunidades de distorção na qualidade de áudio.Nossa tecnologia Pure Digital Drive elimina as oportunidades de interrupção e distorção que ocorrem nos estágios de conversão, proporcionando aos usuários uma experiência de audição de alta qualidade”.

AT-LP3

Com a palavra a própria Audio-Technica sobre seu novo toca-discos: “Nos últimos anos, o vinil tem experimentado um grande ressurgimento, levando os ouvintes jovens e velhos a redescobrirem o meio. Este ano, estamos orgulhosos de expandir nossa linha de toca-discos com a adição do AT-LP3 totalmente automático Belt-Drive Stereo Turntable. Este novo modelo combina qualidade de som fenomenal com recursos avançados não encontrados na maioria dos tocadores de vinil automáticos.
Desfrutar de seus álbuns nunca foi tão fácil, basta pressionar “Start” e o AT-LP3 reproduz o disco. Depois que o álbum terminar, o braço de braço retorna ao seu apoio de braço automaticamente. O pré-amplificador phono incorporado da plataforma giratória AT-LP3 permite que ele seja usado com a mais ampla gama de sistemas de áudio doméstico, alto-falantes e outros componentes. Os usuários podem alternar o modo de pré-amplificação para uso com ímoving magnet or moving coil cartridges,, um recurso raramente encontrado em toca-discos com pré-amplificador phono interno. O AT-LP3 estará disponível em preto e branco e será lançado na primavera de 2017″.

Série VM

A Audio-Technica também investiu numa nova família de cápsulas denominada VM Series. Com distintos modelos para cada tipo de aplicação, seja em disco de 78 rpm ou outros. Estarão disponíveis a partir de fevereiro deste ano.

Crosley

A Crosley também apresentou novos modelos das suas tradicionais vitrolas em formato de maleta.

(clique nas imagens para ler sobre os produtos)

Pro-Ject

Essential III

A Pro-Ject já tinha anunciado o toca-discos Essential III, mas foi na CES 2017 que ele veio a baila para todos poderem ver melhor e curtir essa grande promessa de um excelente som da fábrica tcheca.

_______

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!

Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!

Website Malware Scan