Seis dicas para melhorar a sua experiência com seu toca-discos

Pode parecer estranho, mas a qualidade do som que sai do seu toca-discos pode estar ligada a fatores que nem sempre imaginamos. Afinal, a culpa é sempre do toca-discos meia boca que temos. Será?

Há casos que estão ligados a fatores que independem da qualidade do seu tocador de vinil, mesmo que você tenha um excelente toca-discos.

Então, vamos a estas dicas da Conversa de Vinil desta semana?

Ah! Só para avisar, domingo de carnaval não teremos a nossa Conversa semanal e o UV irá dar uma paradinha nos dias do Rei Momo para descansar um pouco, ok?

Vejamos as dicas:

1 – O posicionamento do toca-discos pode afetar negativamente a qualidade do som.

O toca-discos deve ser colocado num móvel, prateleira, suporte ou algo semelhante que seja sólido e bastante firme.

Faça o teste e veja se é possível que ao menor toque o local do seu toca-discos possa se mover, mesmo que minimamente. Se perceber algum balanço, procure eliminar esta oscilação trocando de lugar ou fixando melhor o local. Pode ter certeza que este simples ato melhorará o som do toca-discos, auxiliando para que o baixo seja mais profundo, melhor definido e a clareza geral será reforçada.

suporte para toca-discos Rega

2 – Se você tiver um nível, use-o para certificar-se de que o prato está perfeitamente nivelado (de lado a lado e de frente para trás), assim como o toca-discos em geral. Se o seu toca-discos não tem pés ajustáveis, tente colocar algo nos pés para nivelar o tocador e, caso seja o prato, avalie os motivos pelos quais possa estar “torto”. Na pior das hipóteses pode haver algum empeno no seu aparelho, neste caso, só chamando um técnico especializado.

3 – Se seu toca-discos é belt-drive remova com uma média frequência a correia que faz o prato rodar e limpe-a com água morna. Lembre-se que ela é feita de borracha e a borracha com o tempo se desfaz ou perde a elasticidade, portanto, além da limpeza é importante ver o estado dela com uma certa regularidade e é sempre bom ter uma sobressalente guardada.

correias e polias

4 – Perceber a qualidade da sua cápsula nem sempre pode ser muito audível. Então, fique sempre atento: uma agulha velha ou gasta pode danificar permanentemente as ranhuras de gravação. Em caso de dúvida, compre uma cápsula ou uma agulha nova e sempre faça o teste do tato, passando a ponta dos dedos muito delicadamente e com eles limpos (deve-se lavar bem as mãos para não levar gordura corporal ou qualquer tipo de sujeira) para verificar se a agulha ainda existe ou se está muito gasta.

5 – Sempre é bom lembrar, o disco suja e precisa de limpeza constante, como também a agulha pode estar impregnada de sujeira. E isso atrapalha bastante a qualidade do som. A limpeza deve ser sempre levada em consideração.

6 – Por fim, avalie onde seu toca-discos está ligado. Lembre-se: seu toca-discos pode ser um “supra sumo”, o “the best dos the bests”, mas se ele estiver ligado a uma aparelhagem meia boca, com certeza o som sairá ruim. Avalie se o seu receiver, amplificador e/ou preamp são de qualidade e se não forem, troque-os assim que puder, bem como analise se as caixas de som (que também devem ser de boa qualidade) seguem o requerido da aparelhagem (quantidade de ohms, whats e etc) já que tudo deve ser interligado de acordo com o que o fabricante pede. Não existe mágica nisso e devemos sempre seguir as especificações dos fabricantes e ter sempre em mente que um bom toca-discos merece uma boa aparelhagem para que o som que sai dele seja tão bacana quanto o que é prometido na compra do tocador.

Nós do UV temos certeza que seguindo estas dicas e mais as outras que já demos por aqui a sua experiência com o vinil tende sempre a melhorar.

Bom carnaval e até a próxima Conversa de Vinil!

_______

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!

Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!

Faça o download gratuito do livro Conversa de Vinil: o universo dos discos de vinil ou o adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter sem a necessidade de propagandas ou patrocínios clicando AQUI

 

Website Malware Scan