Mais 6 acessórios fundamentais para sua experiência com os discos de vinil

O Universo do Vinil sempre procura trazer para os(as) leitores(as) informações para que sua experiência com seus discos seja a melhor possível.

Sobre melhorias, falar de acessórios é fundamental, pois, muitos podem oferecer ganhos de qualidade inimagináveis e bem perceptíveis. Para complementarem esta leitura aconselhamos lerem também os artigos:
5 acessórios que você pode querer
Como saber se o peso do braço do seu toca-discos está legal? Que tal usar uma balança de precisão?
Como verificar a velocidade do prato do seu toca-discos
Poliflor, Nugget, plásticos: coisas de vinil também!

Tapetes para os pratos giratórios:
Um bom tapete deve trazer a aderência necessária, reduzindo atritos e amortecendo vibrações. Podem ser de feltro grosso, borracha com leves entalhes (cuidado com os tapetes de borracha inteiriça e muito macios, já que podem se tornar uma espécie de cama elástica e fazer pular mais ainda o disco), cortiça e couro macio (com as mesmas características do tapete de borracha). E atenção: o tapete também deve ser limpo com frequência, já que a poeira acumulada não deve ser repassada para os discos.

Tapete feito com a composição de cortiça e borracha
Tapete de borracha
Tapete de couro

Adaptadores para discos 45 RPM:
O buraco dos discos de 45 RPM são maiores e necessitam de um adaptador para se encaixarem nos pratos. Sem isso é impossível escutar um 45 RPM.

Adaptador 45 RPM de plástico
Adaptador 45 RPM metal

Pés de isolamento:
Observe os pés que vieram no seu toca-discos e avalie se ele dá um isolamento bom e o amortecimento necessário. Caso precise coloque feltros sobre os pés (mas que seja do tamanho dos originais) ou adquira em lojas especializadas novos pés (talvez você tenha que comprar em lojas do exterior).

Panos de microfibra:
É um pano barato e serve para retirar o pó superficial e também para o enxague após a lavagem (neste caso os mais grossos). Estes tipos de panos são muito utilizados para limpeza de lentes e suas características são perfeitas para os discos, pois, não arranham e sua construção auxilia a retirada do pó.

Pano de microfibra fino
Pano de microfibra grosso

Capas e tampas para os toca-discos:
Muitos toca-discos vêm sem tampa acrílica ou dependendo do local que vive é necessário uma capa para sobrepor à tampa do seu aparelho. O acúmulo de poeira no seu tocador de vinil é prejudicial não só aos discos como ao próprio toca-discos, pois, pode impregnar o interior do aparelho prejudicando as roldanas, borrachas, fiações e etc. Se seu toca-discos é daqueles com correia aparente deve tomar mais cuidado ainda! A poeira é uma das maiores inimigas do boa audição!
Na Amazon tem inúmeras capas e tampas.

Capa para toca-discos
Tampa acrílica

Milty Zerostat 3 Anti-Static Gun:
Provavelmente você nunca ouviu falar desta maquininha. É tipo uma pistola que serve para retirar a estática dos discos e discos sem estática acumulam menos poeira. Ela promete:
Remover a carga estática da superfície de um disco imediatamente
1000 aplicações durante a vida útil da unidade
Serve também para manter vidros, plásticos e lentes livres de poeira e fiapos
À venda na Amazon por 72 dólares

Aproveite este artigo e todos os que lhes apontamos nessa nossa Conversa de Vinil para que sua experiência com seus discos seja a melhor possível. Mas, o UV tem muito mais para lhes oferecer sobre cuidados, limpeza e alguns toques para que aproveite ao máximo sua audição. Use a busca do UV e achará aquilo que provavelmente procura e diverta-se!

Bom proveito!

_______

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!

Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!

Faça o download gratuito do livro Conversa de Vinil: o universo dos discos de vinil ou o adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter sem a necessidade de propagandas ou patrocínios clicando AQUI

Website Malware Scan