10 coisas que você precisa saber para melhorar o som do seu disco de vinil

Quem lê o Universo do Vinil sabe que para a audição dos seus discos de vinil ser a melhor possível são necessárias algumas atitudes. Nós já demos vários toques aqui sobre essa questão da atenção e do cuidado, mas sempre tem mais alguma coisinha para acrescentar. Portanto, vamos a novas dicas para melhorar seu som e sua experiência auditiva das músicas que tanto gostamos:

1 – Não adianta apenas um bom toca-discos e um conjunto de som excelente e caixas de qualidade, a ligação entre estes aparelhos é fundamental e bons fios são importantíssimos. Para ligar seu toca-discos ao seu aparelho de som e este às caixas, usar fiação de qualidade é primordial. Com isso, não economize nos cabos, procure os melhores do mercado que normalmente são banhados a ouro e com dupla blindagem e para ligar as caixas de som ao seu receiver ou semelhante pense da mesma forma.
É fácil entender essa importância. Os cabos e fios são aqueles que vão levar a informação sonora aos seus destinos e são como vias, caminhos, “ruas”, portanto, esse “caminho” que a informação vai seguir precisa ser a melhor possível para que tudo flua na condição necessária. Cabos e fios ruins podem ter no seu interior (ou com o tempo isso acontecer) quebras, ferrugens, sujeiras e etc o que pode atrapalhar a qualidade do som.

2 – O toca-discos deve estar sempre bem aprumado. Toca-discos em locais tortos ou com os pés desnivelados faz um estrago enorme na audição.

3 – Avalie a qualidade dos pés do seu tocador de vinil. Os pés devem sempre absorver impactos servindo como uma espécie de amortecedor. Este ponto 3 como o 2 servem para evitar pulos nos discos facilitando o caminho da agulha nos sulcos.

4 – Não se esqueça, além do toca-discos no prumo, o prato giratório também deve estar perfeitamente nivelado.

5 – O braço também deve estar no peso certo que o fabricante da agulha e da cápsula exige. Isso evita muita coisa, entre elas estragar seu disco e sua agulha..

6 – Se você precisa de um pré-amplificador de phono avalie comprar o melhor possível. Estes pequenos aparelhos são fundamentais para a audição e todo toca-discos precisa de um. Há toca-discos que já vem com ele embutido, bem como receivers que já os tem,  porém há situações que você precisará adquirir um. Os valvulados são os melhores, mas também são “o olho da cara”, assim, procure indicações na Internet ou de conhecidos  sobre qual o melhor que você pode adquirir levando em consideração a grana que tem no bolso.

7 – Se atente para o aparelho que você vai ligar seu toca-discos. Há alguns receivers ou amplificadores que distorcem o som do seu tocador, pois, suas configurações de fábrica não “se comunicam” muito bem com a informação que seu toca-discos envia. Neste caso, uma mesinha de som pode ajudar e algumas custam bem baratinho ou avalie trocar o receiver…

8 – Levar a sério a impedância das caixas de som é fundamental. Um aparelho de som que solicita uma caixa de 6 ohms precisa de caixas de 6 ohms, colocar caixas com impedância menor ou maior pode estragar os alto-falantes ou até mesmo o aparelho.

9 – Os puristas não gostam desta dica, mas ela pode ajudar. Usar um equalizador pode lhe dar a sonoridade que você mais gosta. Mas qual o motivo dos puristas não gostarem? Para eles o som que vem dos discos já está totalmente preparado e não precisa de correções, porém, para nós do UV essa é uma escolha pessoal.

10 – Por fim, avalie a acústica do local que está seu conjunto de som (este item serve para qualquer tipo de mídia). Se a sonoridade que sai do seu conjunto não te agrada muito, pense em troca-lo de ambiente. Colunas, quantidade de móveis, janelas, tapetes, cortinas, paredes lisas sem nada, tudo isso influencia para melhorar ou piorar o som. Lembre-se que o som propaga no ar e obstáculos ou situações que fazem com que o som reverbere pode até dar dores de cabeça (literalmente) e, normalmente, estes locais impróprios te dão a sensação de cansaço ao escutar música por mais tempo. Portanto analise bem essa situação.

Além destas dicas o UV tem muitas outras, use nossa busca no cabeçalho do site e encontrará inúmeras para melhorar sua experiência com os discos. Não se acanhe! Use e abuse do UV!

_______

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!

Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!

Faça o download gratuito do livro Conversa de Vinil: o universo dos discos de vinil ou o adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter sem a necessidade de propagandas ou patrocínios clicando AQUI