Jack White, sua Third Man Records e a trilha sonora de “American Epic” com 100 raríssimas gravações

Jack White e sua Third Man Records, realmente, são um dos nomes mais importantes da cena mundial do vinil. E o mais novo projeto é a restauração e compilaçãoo de músicas do interior americano dos anos 1920 e 30 relativos à série do canal PBS, American Epic.

Nos dias 16, 23 e 30 de maio, a PBS apresentará sua nova série, American Epic , contando a história das pessoas que entraram nas estradas secundárias da América nos anos 20 e 30 para gravar todos os estilos de música tradicional.

Na década de 1920, quando o rádio assumiu o negócio da música pop, as gravadoras foram forçadas a deixar seus estúdios nas principais cidades em busca de novos estilos e mercados. Montando as montanhas, pradarias, aldeias rurais e guetos urbanos da América, eles descobriram uma riqueza de talento inesperado. As gravações que fizeram de todos os grupos étnicos da América democratizaram a nação e deram uma voz a todos. Cantores country nos Appalachians, guitarristas de Blues no Delta do Mississippi, pregadores do Evangelho em todo o sul, violinistas Cajun na Louisiana, grupos Tejano da fronteira do Texas México, bateristas nativos americanos no Arizona e músicos havaianos foram todos gravados. Pela primeira vez, uma mulher que colhe algodão no Mississipi, um mineiro de carvão na Virgínia ou um fazendeiro de tabaco no Tennessee poderia ter seus pensamentos e sentimentos ouvidos em discos tocados em salas de estar em todo o país. Foi a primeira vez que a América se ouviu.

Legacy Recordings lançará uma coleção de 100 faixas da série, American Epic: The Soundtrack , em 12 de maio, juntamente com uma antologia em um único disco e uma série de álbuns específicos dos artistas.

O diretor Bernard MacMahon e o engenheiro Nicholas Bergh usaram uma mistura de tecnologia tradicional e moderna para restaurar todas as gravações para a melhor qualidade possível. Esta abordagem de “engenharia reversa” para o processo de transferência permitiu que a equipe de restauração do engenheiro vencedor do Grammy Peter Henderson, Duke Erikson e Joel Tefteller obtivessem o áudio resultante mais próximo do desempenho original.

Também está incluído no conjunto um livro de 100 páginas repleto de fotografias inéditas, citações dos artistas, seus amigos e familiares, letras para cada música, ensaios e notas de gravação. Entre os artistas incluídos estão Mississippi John Hurt, The Carter Family, Charley Patton, Jimmie Rodgers, Lydia Mendoza, Nelstone’s Hawaiians, Big Chief Henry’s String Band, Robert Johnson e muitos outros.

Todos os discos custarão 20 dólares, excetuando a coletânea The American Epic Sessions Original Motion Picture Soundtrack que sairá em um álbum triplo.

Você pode conhecer e até adquirir os discos que estão em pré-venda, clicado aqui