MP3s fazem você menos feliz, diz estudo

A compressão MP3 fortalece características emocionais neutras e negativas nos sons dos instrumentos e enfraquece as positivas, de acordo com um estudo.

Hi-res áudio não só soa grande, ele poderia ser melhor para o seu bem-estar emocional também.*

De acordo com um estudo da Audio Engineering Library, MP3s e formatos similares de compactação de baixa qualidade têm um efeito distinto nas características dos timbres e emocionais dos instrumentos envolvidos – fortalecendo as particularidades emocionais neutras e negativas e enfraquecendo as positivas.

O estudo – chamado  The Effects of MP3 Compression on Perceived Emotional Characteristics in Musical Instruments (Os efeitos da compressão MP3 sobre características emocionais percebidas em Instrumentos musicais) – analisou amostras de música comprimidas e não comprimidas em várias taxas de bits com mais de 10 categorias emocionais.

Descobriu que a compressão MP3 reforçou características emocionais como misterioso, tímido, assustador e triste e enfraqueceu aspectos positivos como feliz, heroico, romântico, cômico e calmo.

Curiosamente, a característica emocional da raiva foi relativamente pouco afetada pela compressão de MP3. A Audio Engineering Library colocou isso nos artefatos de fundo em uma compressão de baixa qualidade, que poderia soar como um rosnado.

O trompete foi o instrumento mais afetado pelo nível de compressão, disse o estudo, enquanto a tromba foi o menos afetada.

Então lá você tem – uma ótima desculpa para entrar em áudio de alta resolução.

*Tradução livre da publicação What Hi-Fi?

Website Malware Scan