O fabuloso projeto Save our Sounds da Biblioteca Britânica

É consenso entre os arquivistas que temos no máximo 15 anos para salvarmos as coleções de som, digitalizanda-as antes que se tornem ilegíveis e efetivamente perdidas.

Com este raciocínio a Biblioteca Britânica que abriga o Sound Archive – uma extraordinária coleção de mais de 6,5 milhões de gravações de fala, música, vida selvagem e meio ambiente desde a década de 1880 até os dias atuais – vem procurando meios de preservar este patrimônio.

O programa Save our Sounds foi criado com três objetivos principais:

1 – Preservar o máximo possível das raras e únicas gravações de som não apenas do reino Unido, mas também de países de parceiros.

2 – Estabelecer um arquivo que irá coletar, proteger e compartilhar parte substancial deste arquivo para a radiofonia do Reino Unido, trabalhando com a indústria de rádio e outros parceiros.

3 – Investir em novas tecnologias que permitam receber música em formatos digitais, trabalhando com parceiros da indústria para garantir sua preservação a longo prazo.

Em maio de 2015, o Heritage Lottery Fund entregou £ 9,5 milhões para ajudar a salvar os “sons da nação” e abri-los on-line para que todos possam ouvir.
O financiamento vem permitindo digitalizar e disponibilizar 500.000 gravações raras, únicas, em risco  e de outras coleções importantes em todo o país.

De 2017-2022, a proposta é trabalhar com instituições parceiras em todo o Reino Unido para desenvolverem uma rede nacional de preservação através de dez centros regionais para juntos, digitalizarem, preservarem e compartilharem este patrimônio de áudio único. Também farão um grande programa de extensão para escolas e comunidades locais para comemorarem e aumentarem a conscientização sobre os sons do Reino Unido.

Como parte do projeto Save our Sounds está também uma auditoria nacional para mapear a condição dos arquivos sonoros em todo o país e identificar outras coleções ameaçadas. O objetivo é criar um quadro abrangente das coleções de som da nação com a criação de um UK Sound Directory.

E no Brasil? O que podemos esperar?

Abaixo um vídeo da BBC Arts sobre a British Library Sound Archive

(se você estiver lendo este artigo em um smartphone é muito provável que ao clicar para ver o vídeo a BBC te encaminhe para a loja de Apps do seu sistema operacional para que possa assisti-lo no aplicativo BBC Media Player)

 

Website Malware Scan