Ortofon a caminho do centenário

No dia 9 de outubro de 1918, dois engenheiros dinamarqueses, Axel Petersen (1887-1971) e Arnold Poulsen (1889-1952) fundaram a Electrical Phono Film Company com alguns empresários capazes de apoiarem a organização financeiramente, para explorarem a possibilidade de gravação de gama superior e desenvolverem um dos primeiros sistemas de filmes com som sincronizados no mundo. Sob condições primitivas, os dois engenheiros dinamarqueses e seus parcos funcionários tiveram que resolver uma série de problemas considerados insuperáveis. A invenção da gravação elétrica por um fonógrafo de Edison e a reprodução de som através dos fones de ouvido foram as primeiras conquistas. O time teve que englobar a maioria dos componentes elétricos e mecânicos e devido à sensibilidade insuficiente do filme, a equipe teve enormes desafios no campo da gravação óptica e fotográfica.

Após 5 anos, no entanto, o primeiro filme foi produzido. No dia 12 de outubro de 1923, o filme que inaugurava o som gravado em ambientes fechados foi exibido no Teatro Palace em Copenhague. Foi o primeiro filme de som real gravado e colocava o nome System Petersen e Poulsen na história e seria reconhecido, mais tarde, em todo o mundo!

 

Em 1946, o antigo nome da empresa foi alterado para a PhonoFilm Industry A/S e em 1951 a Ortofon A/S foi fundada como uma empresa comercial sob o guarda-chuva PhonoFilm Industry A/S. Isso foi feito como consequência de um aumento considerável da demanda do mundo inteiro. Ao mesmo tempo, a ORTOFON foi registrada como marca comercial para todos os produtos da empresa e foi feita uma garantia para os artigos importados.

O nome Ortofon é derivado das palavras gregas “orto” (que significa “correto”) e “fon” (que significa “som”)

E, assim nascia a Ortofon! Uma das mais famosas marcas de cápsulas e agulhas do mundo. Sinônimo de qualidade e som de primeira e ainda foi a pioneira em fazer cápsulas de bobina móvel no mundo. Seu cartucho Mono-A que foi desenvolvido por Holger Christian Arenstein em 1948 foi o que inaugurou este tipo de engenharia para a emissão sonora em tocadores de discos da época.

 

Mono-A

Porém, a maioria dos amantes dos discos de vinil conhecem mais as cápsulas Ortofon para DJs e as clássicas Hi-Fi, mas ela tem uma infinidade de outras (bem como de outros produtos) e aqui mostramos uma seleção bem peculiar e, digamos, diferentona das arquiteturas existentes para os cartuchos. É a série Exclusives que conta com 4 modelos (clique em cada imagem para ver em detalhes):

(Para saber mais sobre estas cápsulas, clique aqui e vá direto ao site da Ortofon)

Em 2018 a empresa que absorve a Ortofon fará 100 anos de história e pioneirismo! E nós do UV já estamos em comemoração, afinal, isso é um marco importante da história da sonorização. Vida longa à esta empresa que tanta alegria nos traz!

 

Website Malware Scan