Os dias em que chorei ao ouvir o Racional vol. 1 (Tim Maia, 1974)

O ano que corria deveria ser 1992 ou 1993 e eu estava com 14 ou 15 anos – idade com a qual comecei a verdadeiramente delinear meu gosto musical. Comecei a ouvir Elomar Mello, Cartola etc. e comecei a colecionar timidamente os vinis (o starter da minha atual coleção foi o apoderamento de parte da coleção do meu pai).

Mais ou menos em 1995 (há 21 anos, portanto), eu ouvi e li a menção aos LP´s Racionais (Vols. 1 e 2) como geniais, verdadeiras obras primas do funk/soul. Mas, em 1995 a internet comercial sequer existia no Brasil e as possibilidades de se escutar os discos Racionais, resumiam-se a possuir as bolachas em seu formato físico. Se hoje em dia já é difícil se adquirir os referidos discos, numa época pré-internet era mais difícil ainda.

Fiquei na vontade.

Em 1997 eis que a internet se tornou comercial em Aracaju. Mas, entre 1997 e meados de 2002, usar a internet para downloads de arquivos MP3 era uma brincadeira de mau gosto; simplesmente não dava (e meus planos de ouvir os Racionais em formato digital foram mais uma vez postergados). 2003 chegou e uma promessa acendeu minha fome de consumir os Racionais: Napster – que com a banda larga em início de operação no Brasil, tornava a experiência de se usar o tão sonhado programa de compartilhamento de arquivos MP3 em um grande estorvo.

Entre 2003 e 2005 desisti de buscar na internet os MP3 dos LP´s Racionais ao mesmo tempo que os preços das bolachas dos míticos discos do Tim Maia começaram a dar uma ululante inflacionada, tornado sua compra proibitiva para uma parca bolsa de doutoramento da CAPES.

racional-2

Eis que em novembro de 2005, portanto 10 anos depois que ouvi falar nos discos Racionais do Tim Maia, ao receber a notícia que minha bolsa de doutoramento em zoologia iria se tornar CNPq, cheio de felicidade, decidi Googlar por ”Racional volume 1 Tim Maia MP3 share download free”. Eis que foram até rápidos os 26 minutos para baixar os dois volumes. E no dia 05 de novembro de 2005, chorei de emoção ao ouvir, depois de 10 anos de espera e muitas contramarchas, os acordes iniciais de Imunização Racional. Em 2012, morando em Manaus, consegui meu intento físico, consegui um exemplar da bolacha Racional Volume 1 (com a capa meio sambada, mas com as bolachas íntegras). E chorei pela segunda vez quando Tim Maia entoou “Uh, uh, uh, que beleza…”.

_________

Tracklist:

  • Imunização Racional (Que Beleza)
  • O Grão Mestre Varonil
  • Bom Senso
  • Energia Racional
  • Leia O Livro Universo Em Desencanto
  • Contacto Com O Mundo Racional
  • Universo Em Desencanto
  • You Don’t Know What I Know
  • Rational Culture

Selo Seroma, 1974

_________

O autor:

sidclay-diasSidclay Dias – Biólogo, apaixonado por vinis e fotografia – Quer saber mais de Sidclay ou bater um papo direto com ele? E-mail: sidclaydias@gmail.com – Facebook: https://www.facebook.com/sidclay.dias – Instagram: @sidclay_dias – Blog pessoal: Maldito Seja Bukowski

__________

Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!