Como comprar Vinil usado na Internet

Cinco dicas sobre compra de Vinis usados:

Primeira dica: se for comprar um disco antigo veja o estado de conservação dele. Normalmente, os vendedores sérios são muito honestos quanto às informações sobre a forma que o disco se encontra e disponibilizam fotos reais do disco, da capa e do encarte (ou avisam o estado de alguma forma).

  • Quando se fala em estado de conservação, fala-se da mídia (o disco), da capa e do encarte (se houver)
  • Fuja de lojas ou vendedores que não avisam sobre o estado de conservação. Você corre sério risco de pegar “gato por lebre”.

Segunda dica: o preço nem sempre recai sobre a qualidade da conservação do Vinil usado. A precificação é feita pelo grau de raridade do Vinil, obviamente, também, pela conservação e a presença ou não do encarte original. É possível encontrar Vinis sem encarte em ótimas condições e ver outro, mais caro, em pior estado, porém, com o encarte. Mas, ninguém quer um Vinil que não tenha o encarte original…

venda1q

Terceira dica: cuidado com aventureiros que passam a  vender pela Internet da noite para o dia. Este é um mercado que vem crescendo muito e o vendedor deve conhecer bem o tipo de negócio que está inserido, pois demanda um alto conhecimento sobre questões técnicas de gravação, conservação de objetos usados (especificamente o Vinil e papel/papelão) e história da música e da indústria fonográfica.

Quarta dica: procure conhecer como o vendedor ou loja embala e expede o disco comprado. Há embalagens especiais que protegem bastante o Vinil, como as da foto abaixo. São envelopes especiais de papelão duro e protegem muito a sua compra. Porém, nada impede de seguir embalado de outra forma, desde que o comprador sinta que seu produto será expedido com segurança e sem correr riscos de quebrar (não podemos esquecer que o Vinil é um plástico e que sua capa é um papelão, normalmente fino).

pac

Quinta dica: atente para o prazo de entrega. Perceba esta frase: “menos dias, menos perigos”. Por isso, privilegie optar por SEDEX, mas se a loja só vende por PAC, acredite, os Correios costumam preservar bem as suas encomendas, mas, como se diz: “o seguro, morreu de velho”! Quanto menos tempo o Vinil passar viajando, melhor.

Website Malware Scan