Essa mania de fazer listas sobre os melhores ou piores acontecimentos do ano que passa, sempre pode trazer discordância. Sabendo disso, o Portal UV arrisca e coloca seu rol dos 10 fatos mais marcantes do ano de 2015 do universo do Vinil, mas ele não é para criar unanimidade e sim para ser um ponto de discussão e análise sobre algumas ocorrências marcantes do mundo do disquinho de plástico em 2015.
Eis nossa lista:
1 – a indústria de Vinil brasileira (leia-se Polysom) foi além da crise e continuou com a política de relançamentos de discos memoráveis, bem como, lançamentos de novos nomes do cenário musical brasileiro. Mostra disso foram as caixas de Chico Buarque (com 4 discos) e Mutantes (com 07 discos) como exemplos de que há fôlego para relançamentos com preços que ultrapassam algumas centenas de Reais.
2 – A cotação de discos usados chegando cada vez mais à estratosfera. Por exemplo, os discos do Camisa de Vênus (por estarem fora de catálogo) podem chegar, dependendo do grau de conservação, a R$1000,00!!!
3 – O fortalecimento das vendas de garagem e feiras de vendas de discos de vinil pelo Brasil à fora, mostrando a força deste mercado.
4 – Nessa mesma linha, o aumento das vendas de discos de Vinil em lojas fazendo a alegria dos empresários do ramo
5 – Nos EUA, a poderosa RIAA (Recording Industry Association of America) anuncia que pela primeira vez na história recente as vendas de Vinil foram as que mais deram lucros à indústria fonográfica.
6 – Enquanto isso na Alemanha, a Associação da Indústria Musical Alemã (BVMI, na sigla em alemão) destaca que o disco de Vinil foi um dos presentes favoritos do Natal germânico!
7 – O anúncio do site de e-commerce “Mercado Livre” de que o setor de vendas de discos de Vinil é o responsável pelas maiores vendagens de toda a área referente a música.
8 – A comemoração de 9 anos do programa “Som de Vinil” de Charles Gavin na TV paga brasileira que é um dos mais importantes programas que enfocam discos raros e importantes do cenário nacional.
9 – Um fato negativo foi o aumento do dólar que inviabilizou vários projetos de artistas novos e independentes para a confecção de seus Vinis no exterior, dificultando a negociação para melhores preços e prazos.
10 – Por fim, com muita humildade para nós do UV, um fato marcante foi em 3 meses de vida nossa Fanpage no Facebook já ser uma das cinco maiores em língua portuguesa com a temática “disco de vinil”.
E aí? O que achou da nossa lista?
Aproveitamos para desejar um 2016 maravilhoso para todos!!! E que o Vinil continue com essa força total!!!!
__________
Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil? Clique aqui!
Sobre os toca discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Toda semana um novo post realizado por nós, a equipe do UV. Somos, antes de mais nada, colecionadores de Vinil e amantes da música!
Curta o Universo do Vinil no Facebook!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!