Não se engane na hora de comprar toca-discos

Você está entrando na onda do vinil agora e tem uns discos em casa e quer um toca-discos para escutar seu bolachão? Ou está fissurado para comprar seu primeiro vinil e quer colocá-lo para tocar? Então, se atente para algumas coisas que você precisa saber antes de comprar seu player.

Nós já demos várias dicas aqui no UV sobre como comprar toca-discos. Se quer sabê-las, não tem mistério, vá na “busca” (basta clicar na lupinha que tem no site), digite “toca-discos” (sem as aspas) e vai encontrar uma quantidade razoável de artigos que falam desse nosso tocador de vinil e temos certeza que te ajudará muito na escolha e no entendimento do aparelho de áudio para os disquinhos pretos (e às vezes coloridos) de plástico – sem contar muitos outros assuntos legais que você encontrará por aqui.

Agora, se o que já escrevemos não é novidade, vamos a algumas questões que é bom pararmos para prestar atenção.

 

1 – A maioria dos toca-discos de maletinha e/ou vitrola podem ter marcas diferentes, mas todos vêm de produtores chineses únicos – você encontrará várias marcas, mas, no fundo são todos iguais. O que vai diferenciar são questões estéticas e terem um ou outro recurso que algum modelo não tenha. Estes recursos não são as marcas que fabricaram e sim vêm a partir dos pedidos realizados junto aos produtores (fornecedores) chineses. Portanto, a melhor coisa que tenha a fazer é analisar preço e o que cada modelo lhe oferece, de acordo com sua conveniência.

 

2 – As imagens acima são de dois toca-discos de marcas bastante conhecidas e top, porém, acredite se quiser,  praticamente são semelhantes na construção (e no design). No caso dos toca-discos de maletinha, estes também são provenientes de fabricantes únicos chineses e as marcas apenas colocam seus logotipos neles (retiramos os logos propositalmente). Como nos casos acima, vá pelo preço, pela confiança na marca e as mínimas diferenças que cada modelo pode lhe oferecer.

3 – Quando você for comprar qualquer toca-discos no Brasil, lembre-se que não fabricamos nenhum, portanto, para garantir seu produto veja se a loja tem aquelas garantias estendidas que retornam o dinheiro empregado em caso de estrago e opte por ela, pois, a assistência técnica no Brasil é praticamente nula. E arrumar um técnico para consertar é a coisa mais difícil.

4 – Se for comprar um toca-discos de maletinha ou uma vitrola, não esqueça de empatar mais uma grana e comprar um par de caixas acústicas amplificadas – como o exemplo das descritas aqui. Nós fizemos testes e, vá com fé, melhora MUITO o som que os players de vinil emitem e lhe dará outra sensação na escuta.

5 – Por fim, se a grana for maior, decida por marcas reconhecidas como fabricantes de eletrônicos de áudio para vinil, como por exemplo, Pro-Ject ou Clearaudio. Há também modelos muitos bons de fabricantes mais universais de aparelhos de áudio, porém, infelizmente, um bom toca-discos “pede” um bom receiver e um bom par de caixas acústicas e isso, com certeza, não é barato.

Portanto, não tem muito mistério comprar um toca-discos. Veja as inúmeras dicas que já demos aqui (vá na lupinha que tem no site e faça a busca) e temos certeza que você terá uma boa e bela situação para ouvir seus discos de vinil, mas saiba, quanto mais dinheiro você puder empregar no seu “investimento vinílico” melhor será sua experiência com os discos de vinil. Na música analógica, não existe milagre e nem a “maquiagem” que os arquivos digitais fazem para garantir um som melhor e mais puro – a qualidade está intimamente ligada à forma como a mídia foi gravada e à qualidade de seus aparelhos e caixas. O vinil é música viva e humanizada, sem qualquer condição de “mexer no arquivo’ como os digitais permitem. Todavia, tenha certeza, a experiência com o vinil não é só sonora, é também tátil, visual e emocional!

 

________________________

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI