Toca-fitas bom e barato? Tem!

Nós do Universo do Vinil não somos muito de fazer reviews, já que tem tantos pela web que acaba que faríamos mais do mesmo. Todavia falar de toca-fitas é falar de uma das maiores carências da música analógica hoje. Se achamos que a oferta de toca-discos é insuficiente, imagina de toca-fitas? Quase nula, aliás, um ou outro modelo é o que se encontra no mercado.

Assim, chegou ontem para a redação do UV um pequeno toca-fitas chinês. Curiosos que somos com equipamentos para mídias analógicas, fomos correndo abrir e experimentar.

Trata-se do player de K7, Ezcap.

E de cara vamos dar o preço: varia de R$ 90,00 a um pouco mais de R$ 200,00 (dependendo da loja e também se é comprado diretamente da China ou no Mercado Livre, por exemplo – este valor não está incluído o frete).

O Ezcap é um pequeno aparelho, do tamanho dos antigos toca-fitas de bolso de antigamente, porém, ele tem incorporada tecnologias modernas, como uma saída USB para poder transformar via computador (aceita Windows e MacOS) as músicas das fitas em MP3 ou escutar diretamente no PC ou Mac. O processo é fácil e rápido e quando ligado à porta USB o tocador de K7 não precisa de qualquer outra alimentação. Mas, aceita 2 pilhas AA e tem entrada para fonte externa quando seu uso for destinado à simples audição de músicas via fones de ouvido (não tem alto-falantes externos) ou quando se aproveita a saída P3 para colocar em um receiver ou amplificador.

Importante: ele não grava. Só reproduz as fitas.

Aspectos positivos: ripar MP3 com ele é fácil e rápido. Ligou o USB, imediatamente o computador lê a fonte e usando um software para gravação, a função flui corretamente.

Outra coisa que nós gostamos é que a qualidade de som é, para o preço, muito boa. Tem um chiado natural que existe nos toca-fitas baratos de antigamente, mas quando a fita começa, ele se torna imperceptível. O som que emana é razoavelmente alto e de boa qualidade sonora (isso vai depender mais da qualidade da gravação da fita do que dele). Contudo o que nos deixou bem satisfeitos é que ele dá conta do recado de se escutar, dignamente, um K7.

Obviamente, não é um aparelho HI-Fi como diz na caixa e na serigrafia. Mas, é um bom equipamento (sempre lembrando que este “bom” é mais pela relação custo benefício).

Fator negativo: o plástico da tampa do equipamento e do compartimento das pilhas é uma “casquinha de ovo”. Todo cuidado é pouco!

Quanto aos controles, vem os habituais neste tipo de aparelho (volume, play, FF, Rew e Stop), entretanto, aparecem dois bem interessantes: um para sempre “rodar” a fita virando automaticamente de lado e outro que você pode “virar” o lado sem ter que retirar o K7 e no momento que desejar.

Uma coisa que observamos é que este toca-fitas tem vários nomes nas lojas chinesas e brasileiras, mas são os mesmo modelos. Provavelmente são pouquíssimos fabricantes que os revende para outras empresas – coisa corriqueira no ramo de eletrônicos. Outra coisa é que existem modelos com design diferentes, mas que oferecem as mesmas situações.

Em suma: se você procura um toca-fitas barato e que não vai te deixar na mão em matéria de qualidade, este lhe servirá. Mas, lembre-se: não é um aparelho HI-Fi, não espere mais dele do que ele pode te oferecer. Vai permitir que você escute suas músicas prediletas em fita K7? Vai! Se é isso que te importa, então, o Ezcap serve para você. Se quer mais qualidade, aí só comprando equipamentos mais caros. Resumindo: não existe mágica no mundo analógico! Os excelentes sempre vão ser caros!

________________________

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI