Record Store Day cancela novamente seu dia

Este é um anúncio tão importante para quem é fã dos discos de vinil que resolvemos colocar na seção de “artigos especiais” ao invés da “notícias do vinil”. A importância se dá, pois, muitos dos novos discos que estariam no mercado mundial de vinil viriam do Record Store Day e a data foi modificada novamente, e agora são 3 dias distintos para o “Dia das Lojas de Discos de Vinil”. Assim, o que esperávamos como lançamentos em 2020 vai vir com muita cautela e, obviamente, sabemos do estrago que isso vai dar no mercado de vinil novo, não só no mundo, como também no Brasil, já que muitas lojas brasileiras organizam seus estoques para receberem os discos lançados neste período e muitos são especiais e de tiragem limitada.

O Record Store Day 2020 foi cancelado novamente. Originalmente marcado para abril, foi remarcado para o dia 20 de junho, e agora os organizadores cancelaram a data de junho e estabeleceram três novas datas para o final do ano. As três datas de “lançamento” do Record Store Day, são sábado, 29 de agosto, sábado, 26 de setembro e sábado, 24 de outubro. Uma lista atualizada dos lançamentos do 2020 Record Store Day deve ser revelada em 1º de junho.

 

Os organizadores do Record Store Day disseram em um comunicado:

“O foco dessas três datas de lançamento do RSD é apoiar as lojas, artistas, gravadoras, distribuição e todos os outros negócios nos bastidores, fazendo com que as lojas de discos funcionem. Este atual RSD 2020, foi feito com o máximo de informações disponíveis possíveis e oferece ao maior número de lojas a chance de participar globalmente do mais estranho Dia das Lojas de Discos de todos os tempos.  O RSD usará a orientação de especialistas governamentais e científicos para garantir que essas datas de entrega sejam tão socialmente responsáveis e seguras para todos os envolvidos quanto possível. Não necessariamente espere todas as celebrações e eventos normais das lojas, pois essas mudanças foram feitas para permitir que os clientes adquiram o produto RSD com segurança em um mundo socialmente distante. Todas as situações possíveis foram consideradas, isso soa como um movimento sensato. Após a pandemia de coronavírus, parece improvável que em todos os lugares, ou mesmo em qualquer lugar, volte completamente ao normal em junho, tornando as movimentadas lojas de discos altamente improváveis. Além disso, espalhar a ocasião por três datas deve aliviar a pressão sobre as pessoas do setor que fazem o RSD acontecer – e permitir níveis diferentes de bloqueio em todo o mundo. E certamente não vemos mal em ter mais dias para celebrar o vinil e nossas lojas de discos favoritas”.

O Record Store Day Black Friday ainda está agendado para 27 de novembro, enquanto o Record Store Day 2021 deve ocorrer em 17 de abril do próximo ano.

 

_______________________