Chegou o primeiro disco do Clube do Vinil da Vinil Brasil e o UV foi checar

Para nós do Universo do Vinil era uma expectativa muito grande receber o primeiro álbum do clube do vinil da fábrica e selo Vinil Brasil (uma das duas únicas fábricas brasileiras; está situada na cidade de São Paulo). Nós já conhecíamos pessoalmente a fábrica e seu idealizador Michel Nath, por isso, queríamos saber se a qualidade era aquilo tudo que vimos com nossos próprios olhos e se o que Michel falava sobre fabricar impecavelmente seus discos era verdade.

Obviamente, conhecemos alguns títulos confeccionados na fábrica paulista e sempre foram de muitíssima qualidade – aliás, a produção nacional dos dias de hoje é muito boa – e nossa expectativa era se numa empreitada como essa de lançar seus próprios títulos não iria cair naquela máxima de que “santo de casa não faz milagre”?

Mas, de cara podemos dizer: tecnicamente o disco é impecável. Soa muitíssimo bem, equalizado perfeitamente e o material utilizado (plásticos, cartões e papel) não deixa a desejar a nenhum vinil lançado no Brasil ou no exterior. Um trabalho muito bem feito.

Contudo, alguns leitores e leitoras devem estar perguntando: o que é um clube de vinil, qual foi o primeiro álbum lançado pelo referido clube e como se faz para fazer parte dele?

Vamos por partes:

Um clube de vinil é igual a qualquer clube de compras onde há uma curadoria que mensalmente ou em qualquer tipo de periodização entrega a seus membros um produto único e comercializado especialmente e especificamente para os membros – que pagam uma quantia de acordo com a periodização, ou seja, se for mensal por exemplo, pagam mensalmente via cartão de crédito ou outro tipo de cobrança aos administradores (donos) do clube. É, em suma, uma clube de assinatura.

Existe clube de todo tipo de coisa que alguém possa imaginar, clube de cafés, clube de livros e até clube de objetos eróticos (sim, queridos e queridas leitoras, tem deste tipo também). Um clube é hoje uma alternativa muito bacana para quem quer produtos especiais e lançados por curadores especializados no assunto.

Em matéria de vinil, o Clube da Vinil Brasil é o terceiro modelo brasileiro. Temos o Noize Record Club (que foi pioneiro) e o Três Selos que era uma reunião dos selos Assustado Discos, EAEO Records e Goma Gringa. A partir deste ano de 2021, o selo Goma Gringa não fará mais parte, todavia, o nome Três Selos continuará. Desta forma, o mercado brasileiro de vinil conta com estes três clubes que, podem ter certeza, já que acompanhamos de perto, são todos excelentes, ofertando títulos que chegam a ficar na história da indústria fonográfica atual.

Entendido o que é um clube de vinil, vamos ao que nos interessa também que é falar do primeiro lançamento do Clube da Vinil Brasil.

Modelo da embalagem dos discos da Vinil Brasil

 

O primeiro título a ser lançado foi o “Som das Américas” da banda Black Rio. Essa banda dispensa comentários, foi e ainda é um dos maiores nomes do funk, soul, samba-funk, samba jazz e jazz fusion brasileiro e está na estrada desde 1976. É vinil pra botar qualquer um para dançar e apreciar a sonoridade sensacional da banda que contou com participações especiais de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares, César Camargo Mariano e Chico César, entre outros.

 

O Clube da Vinil Brasil já anunciou que os próximos dois títulos serão: “A Dança dos Não Famosos” do Mundo Livre SA  (que dispensa apresentações) e, na sequencia, o “Balanço na Quebrada” do Clube do Balanço, uma das bandas de samba rock mais importantes do planeta.

Agora você deve estar se perguntando como faz para ingressar no Clube da Vinil Brasil? Pois então, basta acessar este endereço https://www.vinilbrasil.com.br/clube-do-vinil e seguir as orientações. Ah! Antes que esqueçamos, tem dois tipos de assinatura, uma mensal e outra anual, e ambas oferecem um disco de 12” por mês.

Para quem está curioso sobre os outros dois Clubes de Assinaturas de Vinil, siga os links abaixo e bom proveito, pois saberá que nos 3 clubes mencionados a garantia de receber um produto da melhor qualidade é altíssima!

Vinil Brasil Clube: https://www.vinilbrasil.com.br/clube-do-vinil
Noize Record Club: https://www.noizerecordclub.com.br/
Três Selos: https://tresselos.com/

Se jogue nos Clubes!

_______________________