É oficial: vendas de discos de vinil superaram as de CDs nos EUA

Em 2020, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CDs nos Estados Unidos pela primeira vez desde os anos 1980, de acordo com um relatório da Recording Industry Association of America (RIAA) – a fabulosa e poderosa associação das gravadoras americanas do norte. As vendas de vinil aumentaram 3,6%, enquanto as vendas de CDs caíram 47,6%.

De acordo com o relatório de final de ano da MRC Data e da Billboard, a Black Friday 2020 vendeu quase 1,3 milhão de álbuns e estabeleceu um novo recorde para a maior semana de vendas de vinil desde que a MRC Data começou a rastrear o formato em 1991. Três semanas depois, esse recorde foi batido pelas compras de fim de ano, que viram mais de 1,8 milhões de álbuns vendidos. O vinil foi um dos maiores presentes no Natal dos EUA.

No relatório de final de ano da MRC Data/Billboard, os discos de vinil mais vendidos em 2020 foram “Fine Line” de Harry Styles com 232.000 cópias e “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?” De Billie Eilish com 196.000 cópias.

 

Muitos lojistas do País do Tio Sam acreditam que estas vendas altas estejam ligadas às mudanças de hábitos que ocorreram neste ano de 2020, tal como passar um tempo maior em casa e evitar (quando não, proibido) frequentar locais culturais como teatros e shows, bem como, restaurantes e bares. Para estes lojistas, os fatos negativos em matéria de saúde pública acabaram ajudando a alavancar as vendas de vinil, pois, fez “surgir” um maior dinheiro para a aquisição dos disquinhos preto e às vezes coloridos de plástico e criou uma demanda nova na forma de se escutar música no domicílio.

No Brasil

No Brasil, em conversas com lojistas locais e pessoas do meio, a sensação é a mesma sobre as razões americanas do norte que provocaram o aumento de vendas.

Resta-nos esperar o final de 2021 para verificarmos se isso foi uma onda passageira ou se as vendas de vinil vão, de fato, ultrapassar as de CD, não mais como tendência ou um fato isolado, mas como a nova realidade do mercado.

 

_______________________

 

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI