Maior fabricante de discos de vinil do mundo bate recorde de vendas

Todo mundo que lê e acompanha o Universo do Vinil já sabe: 2020 foi um ano espetacular para o vinil. Além de ter vendido mais discos de vinil que CD nos EUA, agora vem mais uma indicação sobre o vinil estar se tornando o queridinho das mídias musicais.

A GZ Media, maior fabricante de discos de vinil do mundo – localizada na República Tcheca – e que prensa discos que vão desde a superstar global Lady Gaga até a banda punk independente Cock Sparrer, viu as vendas saltarem 11% atingindo 4 bilhões de Coroas Tchecas (que equivale aproximadamente 187 milhões de dólares) e enviar para o mundo 38 milhões de LPs em 2020.

A planta de prensagem fabrica discos desde 1951 e também opera com fábricas na América do Norte. A GZ Media, além do vinil, produz CDs, DVDs e embalagens, mas o bolachão é o responsável por cerca de 65% da receita do grupo e emprega 1.800 pessoas.

Imagem fonte: site GZ Media

Para saber mais sobre a GZ Media, veja essa matéria do UV: A GZ Media: a maior fábrica de vinil do mundo

O grande ano da GZ Media

A GZ Media segue seu crescimento junto com o “renascimento” do vinil na última década. Apesar da popularidade e do acesso instantâneo à mídia digital e sites de streaming fáceis de usar, como iTunes da Apple e Spotify, Michal Sterba, executivo-chefe da empresa, disse à Reuters durante um tour pela fábrica, que 2020 “foi um ano recorde, embora as vendas da empresa tenham caído no começo do bloqueio (por motivos de segurança sanitária) no início do ano passado, a demanda disparou no segundo semestre”.

Foi mais além, afirmando que “muitas pessoas começaram a adquirir seus próprios sistemas de áudio e passaram a comprar discos de vinil provavelmente porque ficavam em casa e não haviam tantas outras opções, como shows, pubs e bares” e que “no momento, os discos de vinil estão passando de nichos de mercado de colecionadores de música, amantes da música e audiófilos para uma base de consumidores mais ampla que representa uma geração jovem que encontrou o caminho do vinil”. E ele espera que a receita suba para 4,7 bilhões de coroas em 2021.

O vinil no mundo em 2020

Nos Estados Unidos – o maior mercado de vinil do mundo – 27,5 milhões de LPs foram vendidos em 2020, 46% a mais que em 2019, de acordo com a empresa de dados de consumo Statista. A empresa de dados de vendas de música MRC disse que 51 álbuns venderam pelo menos 50.000 cópias nos Estados Unidos – ante apenas 23 em 2019 com o LP mais vendido do ano, Harry Styles ‘Fine Line, vendendo 232.000 cópias.

Quer saber mais sobre as vendas nos EUA em 2020? Leia, É oficial: vendas de discos de vinil superaram as de CDs nos EUA.

Site GZ Media – http://www.gzmedia.com

 

 

_______________________

 

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI