Relatório 2020 do Discogs apresenta aumento de vendas e o rock é o gênero mais vendido

O site Discogs é muito conhecido pelos fãs de discos de vinil. É a maior plataforma do mundo para verificar dados sobre álbuns e seus artistas, vender e comprar vinil (e também CD e fita cassete). Todos os anos o site apresenta um relatório que contém um resumo dos negócios realizados na sua plataforma. Sobre o ano de 2020, os resultados não foram diferentes do que estamos observando em vários países e empresas que pesquisam vendas no mundo: o vinil bombou! E além dele tiveram altas os CDs e as fitas cassetes.

De acordo com o Discogs, em 2020, cerca de 12 milhões de discos de vinil foram vendidos por intermédio de seu site – isso foi parte de mais de 16 milhões de peças de música física vendidas em todo o mundo (CDs, fitas cassetes e vinil). A música física testemunhou um aumento de 40% nas vendas frente 2019.

Capa do relatório. Fonte: site Discogs

De acordo com os resultados obtidos no relatório anual do Discogs, o crescimento nas vendas de música física em 2020 contradiz as perspectivas de negócios predominantemente sombrias que muitas outras indústrias experimentaram devido à imensa perturbação causada pelos problemas de saúde pública. Mesmo durante um ano prejudicado pela interrupção de várias frentes de negócios que impactaram os comerciantes, a música física, especialmente os discos de vinil, manteve alto desempenho.

Como o Discogs observa em seu The State of Discogs 2020: End-of-Year Report (nome oficial do seu relatório anual): “Este ano trouxe muitos desafios. No início de 2020, não podíamos prever a pandemia global e seu impacto nas pequenas empresas. No entanto, os dados do Relatório de fim de ano do Discogs de 2020 provam que os fãs de música são resilientes, ativos e entusiasmados”.

CDs e cassetes também em alta demanda

Além do vinil, as vendas de CDs aumentaram em 2020, registrando um crescimento de 37,18% ano a ano, com quase 3,5 milhões de CDs adquiridos em 2020. Até mesmo as fitas cassete, que alcançaram status e apelo retrô, tiveram alta procura. Quase 282.800 cassetes foram vendidos no Discog’s Marketplace em 2020, um aumento de 33,33% em relação ao ano anterior.

Rock é o gênero mais vendido

O relatório até mesmo mostrou os gêneros musicais mais procurados em 2020. Os lançamentos mais vendidos dos cinco gêneros mais populares no banco de dados do Discog foram rock, eletrônico, pop, jazz e funk / soul. Esses gêneros representaram mais de 81% de todos os lançamentos adicionados às coleções de usuários do Discog.

O relatório fornece um instantâneo otimista para vendedores independentes de música ou fornecedores de itens vintage que desejam aumentar seu estoque com itens vendáveis ​​e em demanda.

Resumo rápido do relatório:

  • Em 2020, Discogs viu um aumento de 40,12% nos itens vendidos contra 35,78% no total de pedidos em 2019.
  • O vinil teve um aumento de 40,75% nas vendas no Marketplace em comparação com 2019, resultando em um total de 11.961.998 discos vendidos em 2020. CDs (+ 37,18% para 3.441.769) e cassetes (+ 33,33% para 282.798) tiveram um crescimento semelhante.
  • 1.508.345 envios foram adicionados ao banco de dados, o que representa um aumento de 16,28% ano a ano. Os lançamentos de vinil abrangem 35,99% de todas as inscrições, com um total de 542.983.
  • The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, Abbey Road dos Beatles e Sgt. A Lonely Hearts Club Band do Pepper continua a ser os três lançamentos principais mais coletados em 2020.
  • O disco de vinil mais caro vendido em 2020 foi Choose Your Weapon de Scaramanga Silk por um surpreendente £ 30.000 ($ 41.095 USD). Este lançamento é agora o disco mais caro já vendido no Discogs.

Plataforma Discogs: https://www.discogs.com/

 

_______________________

 

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI