Já escolheu seu clube de discos de vinil?

Se você é amante dos discos de vinil e quer ter uma experiência única em receber todos os meses um disco bacana, e ao mesmo tempo estar em sintonia com lançamentos de grandes clássicos, moçada nova ou um nome que está se consagrando, então, você precisa fazer parte de um clube de discos de vinil.

O que é um clube de vinil

Um clube de discos de vinil é igual a qualquer clube de compras onde há uma curadoria que mensalmente (ou em qualquer tipo de periodização) entrega a seus membros um produto único e comercializado especialmente e especificamente para os membros

Existe clube de todo tipo de coisa que alguém possa imaginar, clube de cafés, clube de livros, de vinhos e etc.

Um clube é hoje uma alternativa muito bacana para quem quer produtos especiais e lançados por curadores especializados no assunto. É, em suma, um clube de assinatura e, obviamente, o vinil não poderia deixar de ter os seus clubes.

Clubes de vinil é uma tendência mundial e existe na Europa, Japão, EUA e vários outros países. Inclusive, há clubes especializados em certas bandas, como por exemplo, o clube do Metallica – que já fizemos uma matéria especial sobre e você pode ler aqui.

Como é pago

Paga-se uma quantia de acordo com a periodização, ou seja, se for mensal por exemplo, paga mensalmente via cartão de crédito ou outro tipo de cobrança aos administradores (donos) do clube.

Os clubes brasileiros de vinil

No Brasil existem 3 clubes, cada um tem características próprias e, podem crer, oferecem experiências auditivas bem bacanas e com curadorias apuradas às tendências musicais de hoje e também clássicos de todos os tempos.

Todos os 3 clubes oferecem assinaturas mensais, mas é possível comprar de forma avulsa os discos de vinil lançados, porém, é bom avisar: o trio de clubes mantém um estoque muito pequeno para as compras fora da assinatura. Portanto, não é certeza que conseguirá obter o título desejado não sendo assinante do clube.

Noize Record Club

Este é o mais tradicional e o primeiro da América Latina. Além do vinil do mês vem uma revista que conta a trajetória, história e vários assuntos sobre o artista (ou banda) do disco e uma variedade de outras matérias.

O Noize Record Club (NRC) nasceu em 2014 numa ação da Noize Media, a partir de sua Revista Noize que já estava no mercado desde 2007. São especializados em lançar artistas e bandas que geralmente são desconhecidos do grande público, como também, discos clássicos e novos de artistas já consagrados.

Exemplos de lançamentos:

Os Afro-Sambas (1966), de Baden Powell e Vinicius de Moraes; o álbum homônimo Gilberto Gil (1968); Tem Que Acontecer (1976), de Sergio Sampaio; 9 Luas (1996), d’Os Paralamas do Sucesso; Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos (2009), do Otto, Letrux Em Noite de Climão (2017), da Letrux, o homônimo BaianaSystem (2009), Dancê (2015), da Tulipa Ruiz, Tônus (2018), do Carne Doce, Japan Pop Show (2008), do Curumin; Xenia (2017), de Xenia França; Lá Vem a Morte (2017), do Boogarins” e mais recentemente Pérola Negra (1973), do Luiz Melodia; Verde, anil, amarelo, cor de rosa e carvão (1994), da Marisa Monte; entre muitos outros. Ao todo já lançaram 44 álbuns.

Para fazer parte do Noize, clique aqui e acesse o site

 

Três selos

O clube Três Selos reuniu em 2018, os selos Assustado Discos, EAEO Records e Goma Gringa, com o objetivo de lançar um disco por mês, no ano de 2019. A partir de 2021, os selos Assustado Discos e EAEO Records seguem à frente do projeto, tendo o selo Goma Gringa se desligado.

Já lançaram 28 discos e, além do vinil, oferecem junto com o disco um cartaz e um livreto sobre a obra.

São especializados em lançar nomes pouco conhecidos do mercado, como também artistas já consagrados.

Exemplos de lançamentos

Sérgio Sampaio, Sinceramente; Sombra, Fantástico Mundo Popular; Serena Assumpção Ascenção; Jards Macalé, Besta Fera; Maria Beraldo, Cavala; Eddie, Original Olinda Style; Mombojó, Nadadenovo; Alessandra Leão, Macumbas e Catimbós; Josyara Mansa Fúria); Siba, Coruja Muda; Mateus Aleluia, Fogueira Doce; Mundo Livre S/A, Guentando a Óia; Chco César, Aos Vivos e muitos outros.

Para fazer parte do Três Selos, clique aqui e acesse o site

 

Vinil Brasil Clube

Nascido no final de 2020, o Vinil Brasil clube é uma extensão da fábrica, loja e selo de discos Vinil Brasil. Também é especializado em lançar títulos de artistas já consagrados ou fora do mainstream.

Como bônus, oferece a todos os assinantes do clube um desconto de 5% na loja

Lançamentos

O Som das Américas, da Banda Black Rio; A Dança dos Não Famosos do Mundo Livre S/A; Balanço na Quebrada do Clube do Balanço; Vamo Que Vamo Que o Som Não Pode Parar do Thaíde e Sintoniza Lá do B Negão e Seletores de Frequência.

Para fazer parte do Vinil Brasil Clube, clique aqui e acesse o site

Agora, só falta você entrar nos sites, escolher qual clube quer fazer parte, se associar em todos ou escolher dois, e curtir mensalmente um vinil bacana chegando na sua casa!

 

 

_______________________

 

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI