Ouvir um vinil no carro dá? Agora dá!

A procura para ouvir um vinil no carro (inclusive em movimento) vem desde os anos 60. E agora, parece, que a fabricante de carros Lexus e o SCPS, um estúdio de tecnologia criativa em Los Angeles, conseguiram realizar essa façanha de colocar um toca-discos num automóvel. Se a moda pegar e der certo, talvez, num futuro próximo poderemos ter carros saindo de linha já com toca-discos acoplados e funcionando perfeitamente bem e, assim, poderemos curtir nosso vinil enquanto dirigimos nossos carros.

Em janeiro deste ano a Lexus e o SCPS, colaboraram para produzir uma das experiências de áudio mais radicais do mundo, um novo Lexus IS 350 F SPORT 2021 que pode tocar um disco de vinil enquanto viaja a mais de 130 km por hora (aproximadamente). O motivo para tentar o projeto era simples: se a Lexus pudesse se empenhar totalmente na criação do sedã esportivo definitivo, então certamente havia uma maneira de criar a experiência auditiva definitiva. E, para completar, a Lexus se juntou aos DJs e produtores Madlib e Kaytranada, que colaboraram pela primeira vez para gravar dois novos singles para pôr em marcha no sistema de vinil único.

Detalhe do toca-discos no Lexus

Vinil e automóvel

O vinil é amplamente considerado por produzir a melhor qualidade de áudio, seus sulcos físicos criando um som mais quente, rico e profundo para a música. Mas fazer um toca-discos que pode tocar em um carro em movimento tem sido historicamente difícil. Na década de 1960, músicos líderes das paradas foram vistos instalando toca-discos em seus veículos pessoais como projetos apaixonados, e as empresas automotivas até os incluíram em modelos selecionados. 

Todavia, nenhum desses toca-discos realmente funcionaram enquanto dirigia o veículo – ou pelo menos essa é a suposição. Não há registro de seu sucesso, e quando a SCPS comprou um toca-discos vintage para um carro e foi verificar o desempenho, se deparou que são muito piores perante as versões de mesa que estavam testando. Na pesquisa da equipe SCPS, todos os anúncios e avaliações de tocadores de vinil em carros diziam “Sim, eles funcionam bem”, mas, afirmam, que nunca encontraram nada que fizesse referência a um toca-discos realmente funcionando enquanto o carro estivesse em movimento.

O caso

Desnecessário dizer que a equipe SCPS enfrentou vários desafios para criar um toca-discos que funcionasse enquanto um automóvel estava andando.

A SCPS começou a construir o toca-discos pegando peças de diferentes tocadores de vinil e montaram os protótipos. A equipe calculou que o toca-discos teria que absorver todos os movimentos possíveis para evitar que o conjunto (vinil e braço) pulassem. Como resultado, foram capazes de projetar um braço que colocava a quantidade exata de tensão de pressão na agulha o tempo todo (se a pressão fosse muito leve, a agulha pularia. Se fosse muito pesada, danificaria o vinil).

Em segundo lugar, eles usaram um motor rotativo que se movia de forma consistente durante toda a sua rotação, não importando as forças exercidas sobre ele. Testaram realizando cerca de 200 “etapas” e o motor fez sempre uma única velocidade de rotação e “se você passar por cima de uma ferrovia a 160 quilômetros por hora, o vinil pode pular um pouco mas, caso contrário, essa coisa vai produzir música”, diz Wertz (membro do SCPS).

Para encerrar o projeto, a Lexus convidou os produtores musicais e DJs Madlib e Kaytranada para colaborar e produzir duas novas faixas para o toca-discos do Lexus IS Wax. As músicas foram gravadas em vinil com a ajuda do VMP (Vinyl Me, Please), um clube de assinatura mensal de discos que organiza e cria embalagens de vinil para os usuários com o objetivo de criar uma experiência musical tangível. “Hear It” de Madlib está no lado A e “BackstABS” de Kaytranada está no lado B, assinantes VMP selecionados receberão o vinil de 7 “exclusivo como parte de sua assinatura.

Em fevereiro, Madlib teve a chance de dar uma volta com o carro em Los Angeles. “Quando eu faço música, geralmente faço com fones de ouvido, então ouço tudo com clareza … e levo para o carro, testo. Toda vez. Esse é o grande teste. Ter a plataforma giratória em um Lexus? Isso está além. “

O vinil no Lexus

Saiba mais sobre o Lexus IS Wax Edition aqui.

Esta história foi produzida pelo WIRED Brand Lab para Lexus e as imagens utilizadas aqui são das mesmas companhias.

 

_______________________

 

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI