Tonar, a fábrica holandesa de agulhas, cápsulas a acessórios para vinil

Você, provavelmente, se é fã do vinil, já deve ter ouvido falar das agulhas Tonar. Elas são consideravelmente populares no meio dos amantes dos discos de vinil pela quantidade de modelos e preços, relativamente acessível. Nesta matéria apresentamos um pouco da empresa que é sediada na Holanda e pequenos testes que fizemos com algumas agulhas de reposição que ela fabrica para discos de vinil.

De acordo com a história da Tonar, ela foi fundada em 1954 na Holanda, como fornecedor O.E.M (Original Equipment Manufacturer – empresas que  fabricam sistemas ou componentes usados no produto final de outra empresa), especializada na área de produtos de safira sintética, como rolamentos para relógios, medidores de gás e outros instrumentos – essas peças eram vendidas para usuários industriais. Um fabricante de cápsulas fonográficas entrou em contato com a empresa para comprar pontas de safira para suas agulhas fonográficas e este foi o primeiro passo para o que é atualmente o carro chefe da fábrica: substituição de agulhas e cápsulas para toca-discos.

Aliás, a Holanda tem uma tradição muito forte no vinil. Inclusive, a foto de capa é da Loja Concerto – uma das maiores e melhores lojas de discos de vinil do mundo localizada em Amsterdã (foto @mariamvicari). Sem contar outros comércios locais, o País dos Moinhos de Vento tem também fábricas de discos. A Holanda é uma potência no vinil.

E se você quer saber mais sobre lojas de discos na Europa, leia essa matéria do UV: Um giro pelas lojas de vinil na Europa.

Vinil Leonard Cohen com a agulha Tonar 6906

 

A Tonar, além de fabricar cápsulas próprias, fornece todos os tipos, ou os mais populares, de agulhas de reposição esféricas, elípticas e cônicas.

De acordo com o site, “agora, quase 60 anos depois, a Tonar tornou-se a especialista mundial na área de agulhas de substituição fonográficas, agulhas originais, cápsulas fonográficas e acessórios para vinil. Nossa linha atual é composta por mais de 3.000 agulhas de reposição e agulhas originais, além de mais de 1.000 tipos diferentes de cartuchos fonográficos, ambos de formato especial, montagem de ½ polegada, plug-in T4P, cristal, cerâmica, ímã móvel, ímã induzido, ferro em movimento e cartuchos do tipo bobina móvel (…). Também, oferecemos uma linha muito abrangente de acessórios para limpar, armazenar e manter sua valiosa coleção de discos. Até mesmo acessórios para gravadores bobina a bobina e cassete, gravadores de vídeo etc”.

A Tonar tem um portfólio enorme e fabrica:

Agulhas   
Cápsulas para DJ
Cápsulas HI-Fi
Escovas de limpeza de discos de vinil
Envelopes para vinil
Acessórios para limpeza de discos
Fluidos de limpeza
Tapetes para toca-discos
Escovas de limpeza para agulhas
Braços para toca-discos
Ferramentas de ajuste
Níveis
Headshells
Pesos e grampos para headshells
Fiação para shell e braços
Tampas para toca-discos
Desmagnizadores tonais
Agulhas para fonógrafo
Cápsulas para fonógrafo

Experimentando as agulhas:

Aqui no laboratório do UV nós usamos a 6906 que é uma agulha de reposição elíptica e de diamante para nosso toca-discos Marantz – que usa cápsula DN 251 S. Como percepção do áudio desta agulha, podemos dizer que é excelente.

Vinil ConSertão (Um Passeio Musical Pelo Brasil) – Elomar, Arthur Moreira Lima, Paulo Moura, Heraldo Do Monte – com agulha 6906
Agulha 6906 para cápsula DN 251 S
A simpática caixinha da Tonar

Fora de nossos laboratórios, Ícaro Yuri, do Balaio Discos, usa a reposição 267 para Shure e nos afirmou que a qualidade também é muito bacana.

Ícaro Yure da Balaio Discos com sua agulha Tonar

Neste tempo todo também já usamos na cápsula Empire usada no nosso Technics MK1 (clique aqui para ler a matéria sobre a Empire e o MK1), a 2292 e foi de muito agrado. Sonoridade boa e tempo de duração de acordo com agulhas deste tipo. Infelizmente, esta já se foi e nem temos foto para mostrar.

Modelo 2292 da Tonar para Empire

Duas observações importantes sobre durabilidade das agulhas: o tempo de uso está intimamente ligado às condições dos discos que são colocados para tocar. O uso constante de discos mais arranhados e/ou sujos, com toda certeza, irá diminuir a vida útil das agulhas. Também é importante frisar que agulhas cônicas tendem a durar mais que as elípticas e/ou esféricas, porém, as duas últimas oferecem um som melhor.

Onde vende?

Geralmente você encontra no Mercado Livre e é possível, pesquisando, que você encontre na Amazon.

Agora, bora colocar um disquinho no seu toca-discos e curtir um vinil!

Foto de capa: Loja Concerto, em Amsterdã/ Holanda. Considerada uma das maiores lojas de discos de vinil do mundo. Foto de Maria Vicari – @mariamvicari
Fotos internas: acervo Universo do Vinil

_______________________

 

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI