Já são 104 fábricas de vinil no mundo

O Universo do Vinil com frequência faz o levantamento de fábricas de discos de vinil no mundo. No nosso último levantamento, em novembro de 2018, tínhamos 101 fábricas espalhadas por todos os continentes, exceto no africano. E agora na pesquisa de fevereiro de 2019 já são 104 fábricas – 3 a mais.

Com o advento da industrialização de prensas para vinil, coisa que não ocorria até 2016, a indústria de prensagem de disco teve um boom e nos últimos anos o surgimento de novas fábricas é uma coisa que vem sendo corriqueira.

Infelizmente este crescimento não é do número de países que detêm este tipo de fabricação. O aumento é do número de fábricas, a quantidade de países produtores não acompanham as subidas dos números de indústrias de prensagens. Continuamos com apenas 31 países produtores.

A boa notícia é que estes aumentos de plantas de prensagem vêm acompanhando o aumento vertiginoso do comércio de discos. Só no ano de 2018, os EUA tiveram um aumento de quase 15% de vendas, chegando, o vinil, a ser responsável por mais de 11% das vendas de mídias. É o 13º ano consecutivo do vinil ladeira acima nas Terras do Tio Sam.

Justamente por ter caído no gosto americano do norte, esta nação é que possui o maior número de fábricas e de onde veio a mais recente: Smashed Plastic Record Pressing.

Das 3 que surgiram desde o levantamento de novembro de 2018 do UV temos, além da Smashed Plastic Record Pressing (nos EUA), a Polônia com a Kuroneko Phonogram Manufacture (fábrica na Polônia e escritório em Paris/França) e a Flight 13 na Alemanha.

Os ventos parecem que não param de soprar a favor do vinil e a Inglaterra já anunciou a construção de mais uma fábrica (Jacaranda Record) em Liverpool para até o final deste ano.

Quer conhecer todas as fábricas de discos no mundo? Clique aqui e visite a página especial do UV com todas as fábricas divididas por continentes, países e seus respectivos links.

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui