14 de maio devia ser o Dia Ivan Lins

Hoje devia ser estabelecido como o Dia Ivan Lins, afinal, seu LP “Nos dias de Hoje” é um dos discos de vinil de maior sucesso do cantor e uma das pérolas da nossa música de todos os tempos.

A capa é muito peculiar, pois apresenta uma espécie de fotografia que era tirada de presos nos anos 70. Na frente, Ivan com um “colar datador” marcando 14/05/78 (que coincide com o ano de lançamento do vinil) e na contracapa, o cantor e instrumentista de perfil.

Ano passado este disco fez 40 anos. Portanto, neste 2019 somos agraciados com esta obra por 41 anos.

Por isso, exatamente em 14 de maio de 2019, o Universo do Vinil resolveu falar um pouco deste grande vinil como uma forma de homenagear Ivan Lins que fará 74 anos no dia 16 de junho

Segundo Fabian Chacur do site Mundo Pop falando do álbum “Nos dias de hoje”, Ivan Lins “caminhando para dez anos de vida profissional, mostrou nesse álbum uma enorme maturidade vocal, encontrando o registro ideal para a sua voz, mesclando a doçura e a agressividade em doses precisas. De quebra, firmou aqui de vez a parceria com o poeta Vitor Martins, que pela primeira vez assina todas as letras (dez, no total) de um disco de Ivan. A parceria, a partir daqui, entrou de vez no Olimpo das maiores da música brasileira e, porque não, mundial.

E mais algumas parcerias se mostraram decisivas para que o autor de Madalena pudesse gravar um disco tão perfeito como Nos Dias de Hoje. O impecável tecladista, compositor e maestro carioca Gilson Peranzzetta, por exemplo, incumbido do piano elétrico e dos sublimes arranjos de cordas e metais. A sacada do uso de dois tecladistas deu ao som de Ivan uma riqueza e originalidade que o destacou no então concorridíssimo cenário da música brasileira.”

O “Nos dias de hoje” segundo o Discogs teve 7 versões, sendo 3 no ano de 1978 (2 lançamentos em vinil no Brasil e um Portugal pela EMI), 3 em CD em 2002 ( 2 lançamentos no Japão pela Odeon e um no Brasil pela EMI) e mais uma em 2016 (um relançamento em CD também no Japão, pela EMI).

E contém as seguintes músicas:

  • Cantoria
  • Guarde Nos Olhos
  • Bandeira Do Divino
  • Forró Do Largo
  • Cartomante
  • Quaresma
  • A Visita
  • Temporal
  • Esses Garotos
  • Aos Nossos Filhos

Valeu Ivan Lins! São décadas de excelente serviço prestado à cultura brasileira!

Salve o 14 de maio, o Dia Ivan Lins que o Universo do Vinil acaba de instaurar!

 

_______________

Você leu essa matéria no Tocando Disco do UV. Leia outras da seção clicando aqui, artigos especiais, aqui e as notícias do vinil, aqui.