20 de abril – Dia do Disco no Brasil

Dia 20 de abril é o Dia do Disco no Brasil! Uma data muito importante que remota ao final dos anos 70.

Em 1978, no Rio de Janeiro, foi instaurada o Dia do Disco, uma homenagem a Ataulfo Alves que morrera no dia 20 de abril de 1969.

O “Dia do Disco” foi criado pelo vereador carioca Edgar de Carvalho a partir da Lei 78 de 23 de dezembro de 1978 e depois revogada para ser incluída na Lei nº 5.146 de 07/01/2010 (que está em vigor) e dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos, datas comemorativas e feriados da Cidade do Rio de Janeiro instituindo o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas. Contém no § 4º, número VIII – letra A, a seguinte redação:

“O Dia do Disco, quando as sociedades arrecadadoras de direitos autorais, gravadoras e lojas revendedoras poderão participar da organização do evento, promovendo sua divulgação e doando prêmios. As Escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro poderão realizar concursos sobre a história da música popular brasileira e de seus compositores, sem ônus para o Município.”

Ataulfo Alves

Mas, há controvérsias!

Para alguns o Dia do Disco é 12 de agosto, dia que Thomas Edison anunciou a invenção do primeiro fonógrafo em 1877 e pode ser considerada uma data mundial, porém, hoje é no Record Store Day que, de fato, o mundo celebra a mídia analógica de música. É bom perceber que o 20 de abril é uma data específica da legislação da cidade do Rio de Janeiro, mas este evento é celebrado nacionalmente, basta darmos uma olhadela na internet e veremos uma enormidade de blogs, sites e redes sociais com alusões ao dia 20/04 como o Dia do Disco.

Independente de qual data você escolher como a oficial, perguntamos: Qual a importância destas datas? Uma só: celebrar o disco de vinil e sua cultura! Contudo, para nós do Universo do Vinil, todo dia é dia de disco!!!!