3 discos de jazz sensacionais saindo do forno

Cada vez aparecem mais discos de vinil de grandes nomes, seja do rock, do hip-hop, da MPB, do blues e de qualquer outra tendência musical. Desta vez, numa tacada só as gravadoras anunciam três grandes discos: Ella Fitzgerald, no álbum ao vivo (vinil duplo), “Ella to Zardi”; Thelonious Monk na gravação ao vivo liberada pela primeira vez, “Mønk” e Wayne Shorter com o álbum triplo (3 LPs) “Emanon”.

 

Ella Fitzgerald, no álbum ao vivo (LP duplo), “Ella to Zardi”

A histórica gravação de 1956 de Ella Fitzgerald,  Ella At Zardi, receberá um grande lançamento num LP duplo de vinil preto no dia 17 de agosto via Verve / UMe. O álbum foi disponibilizado pela primeira vez em CD e digitalmente em dezembro de 2017, no ano de comemorações do centenário de Ella. Agora a edição em vinil vem coroar este grande acontecimento.

 

Thelonious Monk em “Mønk”

Um concerto do quarteto de Thelonious Monk de 1963 está sendo lançado pela primeira vez, através da Gearbox Records em setembro.

Intitulado Mønk , o álbum foi remasterizado a partir de suas fitas originais, que, de acordo com a Gearbox, foram descobertas sem querer.

Gravado ao vivo em Copenhagen, Mønk apresenta cinco faixas, com Monk no piano, ao lado de Charlie Rouse no saxofone, John Orr no contrabaixo e Frankie Dunlop na bateria.

 

Wayne Shorter  “Emanon” – vinil triplo

O compositor e músico norte-americano Wayne Shorter está lançando um novo projeto chamado Emanon em vinil triplo, pela Blue Note Records neste agosto.

Emanon (“no name” – sem nome –  escrito de trás para frente) apresenta música original interpretada pelo quinteto contemporâneo de Shorter (Danilo Perez, John Patitucci e Brian Blade) e pela Orpheus Chamber Orchestra, composta por 34 integrantes.

Emanon também é acompanhado por uma graphic novel, co-escrita por Shorter e Monica Sly, com ilustrações de Randy DuBurke.

 

Referências para adquirir os discos:

Ella Fitzgerald (24,98 Dólares) – aqui

Thelonious Monk (39 Libras) – aqui 

Wayne Shorter: (174,99 Dólares) – aqui

 

 

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos semanais e especiais, aqui