Alívio! Vinyl Alliance garante que a produção de discos de vinil não está ameaçada

Você que curte discos de vinil deve ter ficado preocupado com as notícias alarmantes sobre o incêndio na Apollo Masters (quem quer se inteirar sobre isso, clique aqui). Mas, a recém fundada Vinyl Alliance, um grupo formado por várias organizações do setor da indústria do vinil, divulgou uma  declaração oficial sobre o incêndio que destruiu recentemente as instalações da Apollo Masters em Banning, Califórnia. 

A Alliance realizou sua reunião inaugural no início deste mês e além de mostrar para o que veio, trouxe também um alento para nós, amantes do vinil, e preocupadíssimos com as notícias alarmantes sobre o futuro dos discos de plástico.

Diferentemente da maioria dos comentários feitos por membros previsivelmente preocupados da mídia, a declaração da Vinyl Alliance deu um tom otimista. Embora reconheça a profundidade da tragédia da Apollo Masters, o presidente Guenter Loibl indicou que o futuro do vinil parece brilhante – mas os fabricantes devem abraçar as inúmeras possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, inclusive as de ponta.

A Apollo Masters era uma das duas únicas empresas no mundo (a outra sendo a MDC do Japão) conhecidas por produzir discos de laca, a partir dos quais os masters do vinil são normalmente pressionados.

Momentos do incêndio na Apollo Masters

No entanto, a Vinyl Alliance mencionou que seus membros haviam entrado em contato com a MDC e que a empresa japonesa pretende aumentar a produção e racionar sua laca para minimizar o impacto nos fabricantes. 

Além disso, a declaração observou que o DMM (Direct-to-Metal-Mastering) não requer nenhum verniz e pode ser usado para criar atualmente discos de vinil. Além disso, várias startups de fabricação de verniz “devem entrar no mercado nos próximos meses” e o vinil HD, “uma maneira moderna de produzir estampadores sem verniz”, está sendo desenvolvido. Prevê-se que o Vinil HD chegue em 2020.

A declaração foi encerrada com uma coleção de citações de especialistas em vinil, todos os quais disseram, em essência, que as inovações mencionadas, em coordenação com as precauções de senso comum de fabricação, deveriam ser mais do que suficientes para evitar uma escassez generalizada.

As autoridades declararam que as instalações da Apollo Masters teve perda total. E, como prova da quantidade de destruição causada pelo incêndio, as estradas adjacentes permanecerão fechadas por mais duas semanas, para impedir que os transeuntes sejam feridos por detritos.

A causa do trágico incêndio ainda não foi determinada e o futuro da Apollo Masters  é incerto. Mas com tantos fãs apaixonados (bem como organizações comprometidas como a Vinyl Alliance) fornecendo apoio, pode-se afirmar com confiança que o o vinil permanecerá proeminente nos próximos anos. 

Vinyl Alliance: http://vinylalliance.org/

 

________________________

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI