As tendências mundiais do mercado de toca-discos

Se você é fã de discos de vinil, com certeza é fã também de toca-discos e deve estar curioso para saber quais as tendências mundiais sobre o mercado deste eletrônico de áudio que tanto gostamos.

Uma empresa americana do norte (Market Research Reports) sempre oferece estatísticas sobre vários tipos de mercado e, obviamente, o vinil e seus toca-discos não ficam de fora, afinal, nos EUA a febre do vinil é quente e, provavelmente, vai perdurar por muitos e muitos anos (ainda bem, né?).

Os dados detalhados sobre o mercado de toca-discos de acordo com a última pesquisa são oferecidos ao público em geral a partir da compra (não é de graça), mas, nós obtivemos acesso a um resumo dos prognósticos.

A primeira questão é que vai continuar nos próximos anos o fluxo crescente de compras de toca-discos, pois, eles estão intimamente ligados ao constante crescimento das vendas de discos de vinil.

Outro fator importante para a variante em crescimento constante das vendas de toca-discos são os DJs especializados em discos de vinil. Este tipo de DJ vem aumentando no cenário musical movido principalmente pela população que gosta de dance music eletrônica, enchendo as casas noturnas de jovens que procuram este estilo musical.

Um fato interessante é que os produtores de toca-discos pesquisados – Crosley Radio (EUA), Audio-Technica Corporation (Japão), Denon (Japão), Thorens (Suíça), Rega (Reino Unido), Sony Corporation (Japão), VPI Industries (os EUA), JR Transrotor (Alemanha) – optam mais por tocadores de vinil belt-drive em detrimento ao direct-drive. A questão é que os fabricantes afirmam ser o modelo por correia mais adequado para a audiofilia, pois emitem menos ruído do motor. No entanto, os TD de acionamento direto (direct drive) proporcionam tempos de partida mais rápidos e torque mais alto e normalmente são considerados mais robustos, sendo os mais indicados para DJs.

Na era da música digital, os discos de vinil proporcionam um apelo estético incomparável. A experiência que os discos de vinil proporcionam aos amantes da música é uma das principais razões para o aumento da demanda por toca-discos. Muitos amantes da música sentem que a música de um toca-discos cria sons de alta qualidade. Além disso, os toca-discos possuem uma qualidade cultural ao mesmo tempo moderna e clássica.

A crescente demanda por discos de vinil e shows ao vivo está prevista para impulsionar o mercado de toca-discos. Além disso, eventos promocionais como o Record Store Day também são estimados para impulsionar o mercado deste tipo de eletrônico de áudio.

A grande questão é que os toca-discos têm um longo ciclo de vida e, portanto, uma vez adquiridos duram muito tempo, podendo restringir o crescimento do mercado.

E a maior tendência do mercado global de toca-discos são os players vintage – jovens millennials estão impulsionando o crescimento de discos de vinil e toca-discos com aparência antiga.

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui