Até na Austrália o vinil está em alta

A ARIA (Associação Australiana da Indústria de Gravação) mostrou que as vendas de vinil em 2018 chegaram ao valor de US $ 21,7 milhões. Isso representa um aumento de cerca de US $ 3 milhões a mais sobre as vendas de vinil em 2017 e US $ 15,1 milhões para o formato em 2016.

De acordo com a imprensa australiana, esses aumentos podem parecer pequenos, mas olhando para a trajetória ascendente do vinil em 2016, as vendas valiam US $ 15,1 milhões, o que representou um aumento de 70% quando comparado a vendas de US $ 8,9 milhões em 2015.

Disse o presidente-executivo da ARIA, Don Rosen: “O caso de amor renovado de fãs de música australianos com discos de vinil tem sido um fenômeno nos últimos anos. Há um grande sentimento de nostalgia pela experiência do vinil. O formato é tangível e colecionável, muitas vezes com obras de arte originais e numeradas”.

Os artistas estão usando cada vez mais formatos físicos, como o vinil, como forma de dar aos fãs uma maneira substancial de mostrar seu trabalho, muitas vezes trabalhando lado a lado com a versão digital e de streaming.

Seja o que qual for o motivo do crescimento do formato, a ARIA acredita que o vinil foi significativo o suficiente para garantir o lançamento de sua primeira tabela oficial dos discos mais vendidos (LPs) para coincidir com o recente Record Store Day.

2018 Álbuns em vinil (LP) mais vendidos:
1 -Queen, Greatest Hits
2 -Guardian of the Galaxy, Awesome Mix Vol. 1
3 – Nirvana, Nevermind
4 – Arctic Monkeys, Tranquillity Base Hotel & Casino
5 – Amy Winehouse, Back To Black
6- Gang of Youths, Go Farther In Lightness
7 – Queen, Greatest Hits II
8 – The Beatles, Abbey Road
9 – The Beatles, The Beatles (White Album)
10 – Pulp Fiction, Original Soundtrack

Cada vez mais e em mais países o vinil mostra sua força!

 

Endereço da lista no site australiano: https://www.ariacharts.com.au/charts/vinyl-albums-chart

 

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui