Bandcamp lança serviço de vinil para artistas iniciantes

Se a moda pega, vai ser o maior barato (em todos os sentidos) para artistas e fãs dos discos de vinil. Olha só: o Bandcamp (que é uma empresa norte-americana de música online) está lançando um novo serviço para ajudar artistas e músicos iniciantes a realizarem lançamentos em vinil para o seus trabalhos. Utilizando este serviço, os artistas primeiro receberão campanhas de crowdfunding para financiar e apoiar a criação de seus projetos em vinil, e então o Bandcamp cuidará do resto do processo assim que o esforço de crowdfunding atingir seu objetivo mínimo; Quando esse número for atingido, o Bandcamp começará a montar os vinis físicos e enviar os produtos para os fãs. Mais importante: os artistas poderão ter controle total sobre o design do disco e seu preço.

Diz uma declaração oficial do Bandcamp: “nosso novo serviço de prensagem de vinil simplifica o financiamento e a produção de discos de vinil. Sem investimento inicial, um artista ou um selo pode criar uma campanha para seu vinil e começar a receber pedidos quase imediatamente. Uma vez que eles alcancem seu objetivo mínimo, nós pressionamos seus discos e os enviamos para seus fãs”.

O novo serviço elimina o risco, já que as encomendas dos fãs é que financiam a prensagem, em vez do artista ou o selo. Elimina o trabalho, uma vez que é o Bandcamp quem prensa os discos, imprimem as capas e enviam para os fãs (e também para as plataformas digitais). Oferece controle completo, com design e preço para o artista. E diz a empresa que produzirá um resultado de qualidade, pois o parceiro de fabricação do vinil tem mais de 60 anos de experiência em prensagem de discos.

Você pode conferir detalhadamente o novo serviço de vinil da Bandcamp no site oficial da empresa, e no início deste ano, o Bandcamp também abriu uma loja de vinil em Oakland, na Califórnia.

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui