Cadeia de lojas britânica vai relançar o primeiro vinil nas comemorações dos 70 anos do formato

E as comemorações dos 70 anos dos discos de vinil já começaram! O primeiro LP de vinil de todos os tempos, o Concerto para Violino em Mi menor de Felix Mendelssohn, foi recriado para celebrar sete décadas do formato.

As fitas master originais e as obras de arte do lançamento de 1948 foram usadas na recriação do disco, que foi revelado pela primeira vez ao mundo pelo ex-presidente da Columbia Records, Goddard Lieberson. O álbum conta com a participação do violinista Nathan Milstein e da Orquestra Filarmônica da Orquestra Sinfônica de Nova York, conduzida pelo maestro Bruno Walter.

Um total de 500 cópias exclusivas do concerto de violino do compositor alemão será distribuído gratuitamente pelo varejista HMV (do Reino Unido) em uma seleção de suas lojas para marcar o aniversário. Uma cópia também será doada ao Arquivo de Som da Biblioteca Britânica.

John Hirst, gerente musical da HMV, disse: “Nós da HMV estamos entusiasmados em fazer parceria com a Sony Music para celebrar os 70 anos do disco de vinil. “Temos vendido o formato por tanto tempo, possivelmente até vendendo o lançamento de Mendelssohn em 1948 em nossa loja principal na 363 Oxford Street, e estamos na vanguarda do renascimento do vinil nos últimos anos”.

O Concerto para Violino em Mi menor de Mendelssohn foi composto ao longo de seis anos e foi realizado pela primeira vez em Leipzig em 13 de março de 1845.

Antes dos 12 polegadas, 33 1/3 rpm em polivinil, os LPs, os álbuns eram reproduzidos em registros fonográficos comumente feitos de goma-laca.

 

 

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos semanais e especiais, aqui