Canadá terá sua 8ª fábrica de vinil

De acordo com a Rádio Canadá uma nova fábrica de vinil será aberta em Quebec no mês de setembro de 2019. O local, que também abrigará um café, se tornará a única empresa do gênero na referida cidade, porém, a “La Société des Loisirs” poderá ser a oitava fábrica de vinil no país mais ao norte das Américas.

O ex-diretor musical Jean-François Bilodeau (foto abaixo), Olivier Bresse e Audrey Lapointe serão os responsáveis pela nova fábrica. O trio acredita que as condições são favoráveis para abrir um negócio desse tipo na capital. “Havia pequenos buracos no cenário cultural da região da cidade de Quebec e os custos de envio e entrega eram importantes para quem queria prensar discos de vinil. Hoje, quem quiser fazer seus discos tem que passar por Toronto” diz Jean-François Bilodeau.

Os promotores deste projeto querem atrair artistas da região, mas já estão considerando colaborações com músicos da cidade. “Existem muitos artistas que já produzem vinis e eles gastam muito em Ontário”, diz Jean-François Bilodeau. E, os três empresários querem criar um local de encontro, onde os visitantes possam assistir a prensagem de discos com um café na mão. “Queremos criar um polo unificador. Queremos criar um lugar onde falamos de música, onde prensamos discos”, diz Bilodeau.

O modelo semiautomático que fora comprado a um custo de US $ 500.000 produzirá um máximo de 600 unidades por dia. Vinis coloridos ou com efeitos especiais poderão ser produzidos de acordo com as preferências dos artistas.

O trio viajou recentemente para Detroit para visitar uma fábrica de vinil (tudo indica ser a Third Man Records). “Fomos convidados e foi um conselho muito valioso. Nós fomos ver isso em ação “, continua Jean-François Bilodeau.

Em Quebec, a última fábrica de vinil foi fechada em 2015.

Quer saber onde mais tem fábricas de discos de vinil no mundo e todas as sete do Canadá, clique no nosso artigo especial “Vinil -Fábricas” – sempre atualizado!

 

Fonte: https://ici.radio-canada.ca
Foto da capa, CBC / Renald Gingras e de Jean-François Bilodeau,  Radio-Canada

 

 

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui