Dois jovens franceses reinventam o jukebox

O renascimento do vinil deu a ideia a dois jovens empreendedores franceses para reviveram o jukebox.

Após dois anos de desenvolvimento, a “moderna Jukebox” da empresa Orphau está pronta para tocar seus discos.

Por enquanto é específica para discos de 33 RPM e pode acomodar até 20 vinis e todo seu funcionamento é controlado por um app. O aparelho é imponente (140 x 120 x 64 cm) e pesa 180 kg. No lado esquerdo, três gavetas: uma para o amplificador e as outras duas para acomodar a coleção de discos (cada uma cabe 200 discos). À direita, duas portas de vidro fumê que comporta 20 discos para serem ouvidos. E no topo, um deck Dual CS-415.

“Você pode escolher o lado A ou o lado B de um álbum, executar uma reprodução contínua de vinis na ordem em que eles são armazenados no jukebox, uma reprodução de loop ou uma leitura aleatória”, diz Matthieu Defoly, 30 anos, co-designer com Guillaume Bertrand, 29 anos, da moderna Jukebox.

A precisão do mecanismo cujo braço encontrará o álbum no meio dos outros discos para vir e colocá-lo na placa é de 1/150 mm! Levará 35 segundos para começar a reproduzir o Lado A de um disco colocado na linha 1 da coluna de armazenamento. No máximo, serão necessários 55 segundos para começar a tocar o lado B de um disco na linha 20 (a última), na parte inferior da pilha.

E a ideia de Matthieu e Guillaume é oferecer sua jukebox através de coleções numeradas de 50 exemplares, com diferentes acabamentos e para este verão de 2018, está sendo oferecida a coleção ” Girassol ” com madeira amarela imperial, mas também Gasolina Azul, Cinza Barro, Carvalho e Noz.

O preço é salgado: 10.900,00 Euros. E com um detalhe, por este preço não acompanha o receiver (ou amplificador) e as caixas de som

Veja abaixo como a jukebox da Orphau funciona:

 

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos semanais e especiais, aqui