Garth Brooks bate recorde de vendas de vinil: mais de 1 milhão numa tacada só

Para nós brasileiros, o astro country estadunidense Garth Brooks não é dos cantores mais conhecidos, mas ele acaba de realizar uma façanha jamais vista nessa Nova Era do Vinil: vender mais de 1 milhão de discos de vinil numa tacada só e, pasmem, os discos ainda estão em pré-venda.

Trata-se do box set “Legacy Collection” que está sendo vendido em 3 modelos: edição limitada, edição analógica original e a edição digitalmente remixada remasterizada.

Cada caixa possui 5 álbuns de sucesso, incluindo No Fences, The Chase, In Pieces, Fresh Horses e Triple Live. Contém 7 discos de vinil e 7 CDs. O que nos leva ao espantoso número de 142.857 caixas vendidas até agora e também à conclusão de que ele será um dos maiores vendedores de CDs do ano com os mais de 1 milhão de CDs vendidos também. Resultado disso em mídias físicas: mais de 2 milhões de discos vendidos entre vinil e CD!

Para Brooks, essa venda espetacular significa mais do que apenas quebrar recordes de vendas. Há algo especial sobre um disco de vinil. “Não é sobre os números”, ele disse a Dana Feldmam da Forbes. “É sobre o fato de que você tem que possuir  vinil, que me faz pensar que as pessoas nunca vão deixar a música ser apenas ruído de fundo.”

E a história deste recorde de vendas de Brooks começou em março, quando vendeu mais de 420.000 vinis em apenas 18 horas  e foi por causa desse sucesso na rede de venda social ao  vivo interativa  TalkShopLive que ele decidiu abrir essa venda adicional.

É um fato, ele está batendo o recorde mundial atual de vendas de apenas um produto de vinil numa taca só e, para realizar esta façanha numérica, Books terá que fazer uma verdadeira engenharia, já que praticamente nenhuma fábrica no mundo conseguiria de uma hora para outra fabricar estes mais de 1 milhão de discos de vinil de uma vez só.

Por isso, o processo levará mais de oito meses para fabricar os pedidos, em quatro países, e cada caixa será embalada à mão. As primeiras 123.199 unidades serão numeradas para os fãs que encomendaram a coleção inteira e podem reservar um número personalizado, como uma data especial para eles, como um aniversário, que será gravado na lateral de cada box.

De acordo com a Nielsen Music, as vendas de vinil subiram 14,6% em 2018, com 16,8 milhões de álbuns de vinil vendidos . O ano passado marcou o 13º ano consecutivo de crescimento para o formato e também foi uma nova alta anual para o vinil desde que a  Nielsen Music começou a acompanhar as vendas em 1991. Portanto, se compararmos com estes números e se a tendência continuar próxima disso em 2019, só Books será responsável por 16,8% das vendas de vinil nos EUA. “É vinil pra chuchu”! Realmente, uma façanha!

Para os colecionadores, assim como para os fãs, essa coleção é realmente  um investimento, já que esta caixa  marca a primeira vez que a música de Garth Brooks está disponível em vinil. Esta é a última janela para pré-encomendar edições numeradas e termina no domingo à noite (05/05).

Detalhes:

  • Preço: 129,95 Dólares
  • Vendido online em: https://talkshop.live/stream/1840
  • Envio dia 01 de novembro de 2019

 

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui