Música para assistir na tela ou na telinha: o Festival In-Edit

Para a galera da Era do Vinil, seja a grande Era na época de Chacrinha ou dos empolgantes programas de auditório dos anos 70 em diante ou nos nossos tempos de agora, o Festival In-Edit é um prato cheio.

O Festival In-Edit acontece em São Paulo e tem versões em várias cidades do mundo. É um festival específico para documentários sobre a música e sua indústria.

E agora trazemos três dicas que algumas já estão disponíveis no portal SpcinePlay gratuitamente. e você pode assistir no seu computador, tablet ou smartphone.

Ah! Tem muitos outros filmes bacanas sobre música lá e que, com certeza, estão ligados a este nosso universo amplo e vasto do vinil. Bora para as dicas e clique no link do Spcine e assista muita coisa boa.

Para acessar o SpcinePlay, clique aqui

1 – “Tudo Pela Música (os 20 Anos da Deck)”, que será lançado nessa quarta, 19 de junho, no Festival In-Edit, em São Paulo.

A Deck é personagem principal do longa-metragem dirigido por Daniel Ferro. O filme aborda o cenário e as mudanças que ocorreram no mercado musical independente brasileiro nas últimas duas décadas, tendo a história da gravadora como fio condutor. Além da exibição, o filme participará da mostra competitiva de longas-metragens nacionais.

Para realizar “Tudo pela Música (Os 20 Anos da Deck)”, durante 18 meses o diretor entrevistou personagens importantes para a música e a cultura do país. Entre eles estão jornalistas, publicitários, radialistas e produtores musicais que, juntos, narram a história da Deck e da indústria fonográfica independente. André Midani, Nelson Motta, Washington Olivetto e Roberto Menescal são alguns desses nomes. Além deles, artistas que continuam ou já passaram pela gravadora também contribuem com seus depoimentos, entre eles Pitty, Teresa Cristina, João Donato e Elza Soares.

Importante entender que o pessoal da Deck é também dono da Polysom uma das duas únicas fábricas de discos de vinil brasileira e que fabrica também fita cassete.

Assista o trailer:

2 – “Eletronica:mentes” nem precisava ser um documentário excelente para ganhar relevância. O filme vem preencher uma lacuna num cenário em que a música eletrônica brasileira praticamente não tem registro além das gravações de áudio.

Realizado por Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto (que já entrevistamos no nosso Programa Conversa de Vinil – clique aqui para ouvir a parte 1 da entrevista e aqui a parte 2 e final), e com exibição nesta quinta-feira (20) no festival In-Edit, talvez não seja didático o bastante para quem desconhece totalmente o universo abordado, mas é um exercício de reflexão sobre o gênero que também é entretenimento.

Assista o trailer:

3 – A música brasileira tem histórias incríveis e, muitas delas, escondidas nos bastidores. E são essas pérolas que André Barcinski conta na ‘História Secreta do Pop Brasileiro’. É uma série, em oito episódios, com fatos desconhecidos e contados pelos próprios personagens, que estreou como parte da programação do Festival In-Edit.

Assista o trailer:

 

________________________

 

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI