O ano que corria deveria ser 1992 ou 1993 e eu estava com 14 ou 15 anos – idade com a qual comecei a verdadeiramente delinear meu gosto musical. Comecei a ouvir Elomar Mello, Cartola etc. e comecei a colecionar timidamente os vinis (o starter da minha atual coleção foi o apoderamento de parte da coleção do meu pai).
Mais ou menos em 1995 (há 21 anos, portanto), eu ouvi e li a menção aos LP´s Racionais (Vols. 1 e 2) como geniais, verdadeiras obras primas do funk/soul. Mas, em 1995 a internet comercial sequer existia no Brasil e as possibilidades de se escutar os discos Racionais, resumiam-se a possuir as bolachas em seu formato físico. Se hoje em dia já é difícil se adquirir os referidos discos, numa época pré-internet era mais difícil ainda.
Fiquei na vontade.
Em 1997 eis que a internet se tornou comercial em Aracaju. Mas, entre 1997 e meados de 2002, usar a internet para downloads de arquivos MP3 era uma brincadeira de mau gosto; simplesmente não dava (e meus planos de ouvir os Racionais em formato digital foram mais uma vez postergados). 2003 chegou e uma promessa acendeu minha fome de consumir os Racionais: Napster – que com a banda larga em início de operação no Brasil, tornava a experiência de se usar o tão sonhado programa de compartilhamento de arquivos MP3 em um grande estorvo.
Entre 2003 e 2005 desisti de buscar na internet os MP3 dos LP´s Racionais ao mesmo tempo que os preços das bolachas dos míticos discos do Tim Maia começaram a dar uma ululante inflacionada, tornado sua compra proibitiva para uma parca bolsa de doutoramento da CAPES.
Eis que em novembro de 2005, portanto 10 anos depois que ouvi falar nos discos Racionais do Tim Maia, ao receber a notícia que minha bolsa de doutoramento em zoologia iria se tornar CNPq, cheio de felicidade, decidi Googlar por ”Racional volume 1 Tim Maia MP3 share download free”. Eis que foram até rápidos os 26 minutos para baixar os dois volumes. E no dia 05 de novembro de 2005, chorei de emoção ao ouvir, depois de 10 anos de espera e muitas contramarchas, os acordes iniciais de Imunização Racional. Em 2012, morando em Manaus, consegui meu intento físico, consegui um exemplar da bolacha Racional Volume 1 (com a capa meio sambada, mas com as bolachas íntegras). E chorei pela segunda vez quando Tim Maia entoou “Uh, uh, uh, que beleza…”.
_________
Tracklist:
- Imunização Racional (Que Beleza)
- O Grão Mestre Varonil
- Bom Senso
- Energia Racional
- Leia O Livro Universo Em Desencanto
- Contacto Com O Mundo Racional
- Universo Em Desencanto
- You Don’t Know What I Know
- Rational Culture
Selo Seroma, 1974
_________
O autor:
Sidclay Dias – Biólogo, apaixonado por vinis e fotografia – Quer saber mais de Sidclay ou bater um papo direto com ele? E-mail: [email protected] – Facebook: https://www.facebook.com/sidclay.dias – Instagram: @sidclay_dias – Blog pessoal: Maldito Seja Bukowski
__________
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!