Programa secreto C64 encontrado no vinil da banda Prodigal de 1985

Com que frequência você encontra segredos e informações escondidas em discos de vinil antigos? É coisa rara, mas até já mostramos no nosso Facebook e Instagram o famoso caso do disco Secret Messages da Electric Light Orchestra (ELO) de 1983 que é recheado de mensagens secretas – como o título já diz – que foram feitas como resposta aos cristãos fundamentalistas que alegaram que nos trabalhos do ELO tinham mensagens subliminares satanistas. Inclusive, estes cristãos chegaram a travar investigação sobre o grupo no Congresso dos Estados Unidos.
Porém, sabemos que é raríssimo e muito curioso quando vemos este tipo de informação oculta nos discos de vinil.

Curiosamente, mais um caso de informações disfarçadas foi encontrado num vinil antigo. Robin Harbron, apresentador do canal 8-Bit Show and Tell do YouTube, achou um programa de computador para ser rodado num Commodore 64 escondido em um dos lados de um disco de 1985 da banda de rock cristã Prodigal, Electric Eye.

A ranhura final no vinil é geralmente um sulco sem fim que impede o braço do toca-discos de fugir do disco e ir parar no selo do álbum (a menos que haja um recurso de retorno automático no toca-discos). No caso do disco da banda Prodigal, o lado um do vinil, a ranhura final parece normal, mas no lado dois é um pouco mais espessa e contém algum áudio oculto.

Robin, carregou os dados descobertos no vinil numa fita K7 – como se fazia antigamente – e foi procurar os segredos contidos nesta programação. O processo foi um pouco problemático, mas depois de algumas tentativas, Harbron, revela uma mensagem secreta, uma cortesia de Albert Einstein e Jesus Cristo. Não é o programa mais impressionante já escrito, mas é muito legal que os programadores de 35 anos atrás foram capazes de encaixá-lo em apenas alguns segundos de áudio.

No vídeo abaixo em inglês, mas tranquilo para vermos onde foi descoberto o programa, não ouviremos muita música do álbum do Prodigal – Robin optou por não tocar as músicas para evitar problemas de direitos autorais no YouTube – todavia, no 7:42 min do vídeo conseguimos ouvir o som que o programa emana do vinil e, partir, dos 10:09 min vemos o YouTuber passar o conteúdo para uma fita K7 e enviar para um computador da época que rodará o curioso programa.

É bacana e muito divertido encontrar essas verdadeiras relíquias, tipo, Indiana Jones dos discos de vinil… E você, conhece alguma coisa secreta em algum vinil? Fale para nós no nosso Facebook ou Instagram!

________________________

Todo domingo às 19h na Rádio UFS FM 92,1 tem o programa Conversa de Vinil
Você pode escutá-lo pela web em radio.ufs.br ou a partir do podcast, clicando aqui

Quer saber mais sobre o “ressurgimento” do Vinil? Clique aqui!
Quer saber sobre a qualidade sonora do Vinil, do CD, do streaming e do MP3? Clique aqui!
Sobre os toca-discos? Clique aqui!
Cuidados com seus discos? Clique aqui!
Como e onde comprar? Clique aqui!
Quer interagir? Utilize a seção contato, clicando AQUI!
Faça o download gratuito das nossas publicações ou as adquira no formato papel para ajudar o UV a se manter, clicando AQUI