Reino Unido declara 13 de outubro como o Dia do Álbum

O Reino Unido vai celebrar o Dia do Álbum no dia 13 de outubro. Mas, você sabe o que é um álbum?

Resumidamente, um trabalho para ser um álbum deve ser um lançamento (geralmente comercial) de um cantor, cantora, banda ou músico(a) com um conjunto de músicas reunidas num exemplar único (que pode até mesmo conter mais de um disco, como um álbum duplo, triplo e etc). Este formato é reconhecido até hoje e pode ser lançado em vinil, K7, CD, DVD áudio ou arquivos digitais. Nos dias atuais o “formato álbum”, basicamente, segue o mesmo modelo dos discos de vinil na sua versão “long play” (sim, este é o significado dos LPs).

Foi pensando neste formato que a indústria da música britânica declarou o sábado, 13 de outubro, como uma celebração anual chamada “National Album Day”; que vai celebrar todos os aspectos do álbum – artistas, compositores, produtores, capas, encartes e etc de clássicos e novos lançamentos de todos os gêneros.

Na Grã-Bretanha, a demanda por álbuns continua alta. No ano passado, 135 milhões de unidades foram compradas, baixadas ou transmitidas – um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior e deste total, os discos de vinil representaram 4,1 milhões em 2017 – o nível mais alto desde o início dos anos 90.

O National Album Day está sendo organizado em conjunto pela ERA (Entertainment Retailers Association), representando varejistas de música e plataformas digitais / streaming, em parceria com o BPI (British Phonographic Industry) e tem o apoio de várias associações como a MMF (Music Managers Forum), MPG (Associação de Produtores de Música), Official Charts Company. , PPL, United Talent Agency, UK Music entre outros.

Na semana que antecede o dia 13 de outubro, haverá celebrações com apoio da BBC, eventos de varejo, aparições de artistas, audições de LP clássicos e também apresentações de transmissões online. Uma campanha de mídia social convidará as pessoas a indicarem e compartilharem o álbum que mais as inspirou.

Às 13h33 do dia 13 de outubro, fãs, lojas, estações de rádio e espaços públicos serão convidados a tocar seu álbum favorito na íntegra.

“O streaming pode estar ampliando nossa capacidade de acessar e descobrir música. Mas o conceito do álbum como um corpo de trabalho que expressa uma narrativa ou a visão criativa de um artista em um dado momento permanece tão relevante e inspirador como sempre.” – diz o diretor executivo da BPI, Geoff Taylor.

No Brasil já tivemos pensamentos semelhantes como o Dia do Disco no Rio de Janeiro, e no mundo a celebração do vinil no Record Store Day.

 

Leia mais sobre o Dia do Disco aqui e sobre o Record Store Day aqui.

 

Foto: Show da banda The Abjects no interior da Flashback Records – Inglaterra – Destineria

 

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos semanais e especiais, aqui