Vendas de fita K7 nos EUA ultrapassam 120 mil unidades

Em novo relatório, a Nielsen Music afirma que as vendas de álbuns em fita K7 cresceram 74% nos EUA no ano passado. E de acordo com a Billboard foram 129.000 cópias vendidas em 2016, acima de 74.000 unidades no ano anterior.

Este número é minúsculo em comparação com os 13,1 milhões de álbuns de vinil vendidos em 2016, mas quando você considera que a fita foi efetivamente um formato morto (onde o vinil sempre comandou um mercado audiófilo), é notável que a cassete está de volta.

O relatório atribui o retorno a lançamentos especiais como Justin Bieber’s Purpose, The Weeknd’s Beauty Behind the Madness, a trilha sonora de Star Wars: The Force Awakens e Yeezus de Kanye West.

Muitos desses títulos foram lançados exclusivamente através de lojas de música não tradicionais – como Urban Outfitters – que juntos contribuíram com 21% das vendas de fitas de 2016.

Reedições de álbuns clássicos como The Slim Shady LP de Eminem (3000 cópias vendidas) e Prince e Revolution’s Purple Rain (2000 cópias vendidas) também foram vistas como grandes pilotos.

O Cassette também teve um impulso pelo “Cassette Store Day”, que ocorreu em todo o mundo em 08 de outubro passado e apresentou um número de lançamentos exclusivos.