Você sabe o que é um vinil holográfico?

Nesta semana o mercado de vinil ficou em polvorosa. Pela primeira vez um disco fabricado no Brasil sairia com efeitos holográficos. Mas você sabe o que é um vinil holográfico?

De acordo com os dicionários, holografia é o “método de gravação de imagens ópticas tridimensionais na forma de hologramas”. E o que vem a ser isso?

“Os hologramas são registros de objetos que quando iluminados de forma conveniente permitem a observação dos objetos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registrar as diferentes intensidades de luz proveniente da cena fotografada, os hologramas registram também a fase da radiação luminosa proveniente do objeto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objeto iluminado, permitindo reconstruir uma imagem com informação tridimensional”(fonte: http://www.cienciaviva.pt/projectos/pulsar/hologramas.asp).

Ok, entendemos. Mas, isso fica bacana num disco de vinil?

Um dos mais famosos discos lançados com hologramas e que fez um barulho danado na mídia especializada foi o lançamento da trilha sonora de Star Wars. Os fãs ficaram boquiabertos com os feitos holográficos que emanavam do disco.

No Brasil, essa tecnologia nunca foi fabricada e agora pela primeira vez o vinil Sweet Edy de Edy Star ganhou uma reedição expandida num vinil holográfico.

Veja o vídeo que a Vinil Brasil fez com os efeitos do álbum:

 

Quer saber mais sobre o disco? Leia nossa matéria: Sweet Edy de Edy Star ganha reedição expandida em vinil holográfico

E qual o motivo da comemoração?

Nós do UV sempre comentamos sobre o mercado internacional e uma das formas deste mercado se manter em alta é lançando discos cada vez mais elaborados nas artes gráficas, no design e no oferecimento de encartes de vários tipos. Isso atrai o fã e dá prazer ao artista, pois, ele entende que está oferecendo uma obra de arte não apenas musical, mas também, repleta de outros fatores sensoriais e estéticos. Por isso, para nós a oferta deste tipo de álbum é motivo de aplausos, pois, incrementa o mercado, nos aproxima das tendências mundiais e mostra que nossa indústria de discos está atenta e procurando sempre se aprimorar.

Que continue assim nossa indústria e nosso mercado de vinil. Que nos apresente cada vez mais discos bacanas e repletos de situações que encham nossos olhos e nossa alma de beleza e alegria.

Disco é cultura, uma frase que ficou famosa na mente dos brasileiros, mas é também satisfação e prazer.

Que venham mais!

 

Observações:

A fábrica que fez o Sweet Edy do Edy Star é a Vinil Brasil (http://vinilbrasildiscos.com.br/) e você pode acompanhar nosso papo com Michel Nath (proprietário da fábrica) clicando aqui.

O Sweet Edy foi lançado pelos selos Record Collector Brasil e 180 Selo Fonográfico. E pode ser adquirido nas lojas deles em:
https://www.recordcollector.com.br/
https://www.selo180.com/

 

Imagem da capa: Imagem de rihaij por Pixabay

 

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos especiais, aqui