Yamaha entrando de cabeça no vinil

Não é mais novidade para ninguém, a nova Era de Ouro do vinil está aí e, muito provavelmente, jamais acabará. E sabendo disso, muitas marcas famosas vêm investindo em toca-discos, vitrolas, receivers, acessórios e tudo mais que diz respeito aos discos de vinil.

Quer saber mais sobre a nova Era de Ouro do Vinil? “A Nova Era do Vinil: o enraizamento do vinil na cultura da música e no mercado fonográfico” – parte 1
“A Nova Era do Vinil: dilemas e obstáculos para a longevidade da cultura do vinil” – parte 2

E muitas marcas que anteriormente tinham abandonado os eletrônicos do segmento vinil estão pouco a pouco voltando – exemplo mais significativo foi o retorno em grande (e caro) estilo dos toca-discos Technics (via Panasonic).

Uma destas marcas é a famosa (e boa) fabricante de eletrônicos de áudio, Yamaha, que  agora lança, numa tacada só 3 aparelhos voltados para o som analógico – toca-discos, pré-amplificador e amplificador – que juntos, como diz a fabricante “dão uma experiência ímpar na audição do vinil”.

Já estão entrando no mercado e são direcionados para o público que gosta de produtos hi-end (e pode pagar).

 

Toca-discos GT-5000

Marcando seu retorno aos toca-discos, o GT-5000, de acordo com a Yamaha, é um “clássico moderno”. Inspirando-se na aclamada série GT pela qual a Yamaha já foi conhecida, apresenta os mesmos acabamentos do toca-discos que inspirou, com caixa em madeira e um prato de alumínio de 5 kg, com um total de 26,5 kg.

O GT-5000 é belt-drive e tem um braço curto e reto que a fabricante diz “proporcionar rigidez superior, bem como equilíbrio de peso e mecânica, o que resulta em melhor rastreabilidade”.

Mais detalhes aqui

Pré-amplificador C-5000

O pré-amplificador C-5000 possui circuitos totalmente balanceados e discretos, com cada canal assemelhando-se a uma imagem espelhada do outro, incluindo transformadores toroidais independentes para garantir excelente separação de canais e estabilidade de tensão.

Mais detalhes aqui

Amplificador de potência M-5000

Entregando 100 watts em dois canais (8 ohms), quando combinado com o GT-5000 e o C-5000, ele fornece uma cadeia de sinal de ponta a ponta totalmente balanceada. Possui fios grossos e conexões tipo parafuso, que a Yamaha diz que contribuem para o projeto de baixa impedância, o que minimiza a perda que normalmente ocorreria em conexões convencionais e nas montagens de fios.

Mais detalhes aqui

_______________

Você leu essa matéria no Noticias do Vinil do UV. Leia mais notícias clicando aqui e nossos artigos semanais e especiais, aqui